No Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 6 de dezembro, o engenheiro agrônomo Március Gracco, da Intensifique Consultoria Agropecuária, respondeu à pergunta do pecuarista Sidney Ferreira, de Formiga (MG). Assista ao vídeo abaixo e confira.
Sidney, criador de gado de corte, formou recentemente uma área com MG-12 Paredão e queria saber se deveria manter a escolha ou optar por outras alternativas, como Zuri ou Miyagui.
Entendendo as características de cada espécie
Gracco explicou que todas as opções são forrageiras do gênero Panicum, mas a escolha ideal depende do destino: pastejo ou ensilagem.
Para pastejo, Zuri é mais fácil de manejar, especialmente para quem está iniciando com rotacionado. Sua relação folha-colmo favorece o manejo, e ele é menos exigente em fertilidade e manejo que Paredão e Miyagui.
Capins bons para a silagem do gado
Já para ensilagem, Miyagui e Paredão se destacam por maior produtividade, alcançando cerca de 35 toneladas de matéria seca por hectare/ano, contra 25 toneladas do Zuri.
Essa diferença reduz os custos da produção de silagem, já que maiores volumes significam menor custo por tonelada ensilada.
Dicas para o melhor manejo da forrageira escolhida
Independentemente da escolha, Március Gracco reforçou a importância de seguir boas práticas.
“Corrija o solo, adube corretamente e respeite a altura de corte, seja para pastejo ou para ensilagem. Sem esses cuidados, nenhuma forrageira terá o desempenho esperado”, orientou o agrônomo.
Com as recomendações, pecuaristas como Sidney Ferreira agora têm informações para decidir qual forrageira atende melhor às necessidades de sua fazenda.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.