AGRISHOW 2024

Confira os avanços dos sistemas de integração que já ocupam 17,5 milhões de hectares no País

Confira os detalhes na entrevista com Francisco Matturro, diretor executivo da Rede ILPF e vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)

Confira os avanços dos sistemas de integração que já ocupam 17,5 milhões de hectares no País
Confira os avanços dos sistemas de integração que já ocupam 17,5 milhões de hectares no País

Durante a 29ª edição da Agrishow em Ribeirão Preto, São Paulo, a maior feira de tecnologia agropecuária da América Latina, ocorreu uma discussão profunda sobre os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), uma prática que tem ganhado importância crescente no Brasil. Assista ao vídeo abaixo e confira esta conserva na íntegra.

Em uma entrevista com Francisco Matturro, diretor executivo da Rede ILPF e vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), foram destacados os avanços significativos e os benefícios desses sistemas.

Oportunidades de recuperação e produtividade

Bovinos em área de ILPF. Foto: Embrapa

Matturro explicou que o Brasil possui uma vasta quantidade de pastagens degradadas, que representam uma oportunidade de transformar terras improdutivas em áreas altamente produtivas.

Os sistemas integrados não só permitem essa transformação, como também promovem uma agricultura mais sustentável, aumentando a renda dos produtores e melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões onde são implementados.

Suporte e incentivo da Rede ILPF e Embrapa

A implementação bem-sucedida desses sistemas é apoiada por instituições como a Embrapa e a Rede ILPF, que fornecem suporte técnico, pesquisas e desenvolvimento necessário para adaptar as práticas aos diversos biomas brasileiros.

Esses esforços têm levado a um aumento expressivo na adoção da ILPF, com cerca de 17,5 milhões de hectares já integrando a lavoura, pecuária e floresta de forma sustentável no país.

Tecnologia e conectividade como facilitadores

Uso de drone em experimento do projeto Pecuária do Futuro. Foto: Graziella Galinari/Embrapa Agricultura Digital
Uso de drone em experimento do projeto Pecuária do Futuro. Foto: Graziella Galinari/Embrapa Agricultura Digital

Matturro também destacou a importância da tecnologia e da conectividade para ampliar a adoção dos sistemas integrados.

A falta de conectividade é um desafio ainda presente em várias regiões, incluindo áreas de São Paulo, mas há um crescente investimento governamental para melhorar essa infraestrutura.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

A tecnologia moderna e a conectividade são essenciais para operar equipamentos de alta tecnologia e para implementar práticas agrícolas avançadas, tornando as fazendas mais eficientes e produtivas.

Importância da educação e capacitação

A entrevista ressalta a importância da orientação técnica para os produtores rurais interessados em adotar a ILPF.

Instituições como a Embrapa oferecem recursos educacionais e de treinamento que são fundamentais para os agricultores compreenderem e aplicarem eficazmente essas práticas integradas.

ILPF: revolução na forma de produzir alimentos

Bovinos pastejando o capim em área de pasto com integração com árvores. Foto: Divulgação/Embrapa Pecuária Sudeste
Bovinos pastejando o capim em área de pasto com integração com árvores. Foto: Divulgação/Embrapa Pecuária Sudeste

Os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta são uma revolução na forma de produzir alimentos, fibras e energia de forma sustentável.

Com o apoio contínuo de pesquisa, desenvolvimento e melhorias tecnológicas, estes sistemas estão destinados a expandir ainda mais, fortalecendo o setor agropecuário brasileiro enquanto promovem a sustentabilidade ambiental.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.