CRUZAMENTO INDUSTRIAL

Caracu com Angus: cruzamento é uma boa combinação para o interior de SC?

Zootecnista Alexandre Zadra ensina como tirar maior proveito d cruzamentos para produção de bovinos de corte diferenciados

Caracu com Angus: cruzamento é uma boa combinação para o interior de SC?
Caracu com Angus: cruzamento é uma boa combinação para o interior de SC?

No programa Giro do Boi, o zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding”, respondeu a uma dúvida de André, um pecuarista da região de Bela Vista do Toldo, em Santa Catarina. Assista ao vídeo abaixo e confira.

André perguntou se o cruzamento entre touro Caracu e novilhas Angus seria uma combinação perfeita, considerando as características destes animais em um ambiente específico como o de sua região.

Cruzamento de Caracu com Angus: vantagens e considerações

Peão com bovinos da raça Angus em área de pastagem. Foto: Eduardo Marcanth/ABA
Peão com bovinos da raça Angus em área de pastagem. Foto: Eduardo Marcanth/ABA

Alexandre Zadra explica que a região de Bela Vista do Toldo tem um clima particular, com invernos frios e verões menos intensos do que no centro-norte do Brasil.

Essa particularidade climática deve ser levada em conta ao fazer a escolha dos animais para cruzamento.

O Caracu é uma raça tropical que, dependendo da linhagem, herda a característica de pelo curto do gado europeu.

Quando cruzado com Angus, que são geralmente angus de maior sangue europeu (75% ou mais), resultará em animais meio-sangue Caracu e meio-sangue Angus. Esses animais serão altamente adaptados tanto ao calor do verão quanto ao frio, desenvolvendo um “pelinho” no inverno para proteção.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Características dos animais cruzados

  • Adaptação ao clima: O cruzamento resultará em animais com pelos curtos no verão e uma leve camada de pelos no inverno, permitindo uma boa adaptação às temperaturas de Santa Catarina.
  • Carcaça de qualidade: A combinação de um biotipo britânico menor (Angus) com um taurino de maior porte e adaptado (Caracu) gera animais equilibrados, com carcaça de maior porte que são bem aceitos pelos frigoríficos.
  • Precocidade e saúde: Embora esses animais não tenham a mesma precocidade sexual do Angus puro, eles são muito saudáveis e, com uma alimentação adequada, entram no cio cedo. Os bezerros também são destacadamente pesados e atrativos no mercado.

Outras opções de cruzamento

Rebanho da raça Bonsmara em área de pasto. Foto: Divulgação/Clélia Pacheco
Rebanho da raça Bonsmara em área de pasto. Foto: Divulgação/Clélia Pacheco

Além do Caracu, Zadra também sugeriu outras raças que podem ser utilizadas no cruzamento com Angus para resultados adaptados e produtivos:

  • Bonsmara: Bem adaptado ao clima e com bom desempenho.
  • Canchim e Santa Gertrudis: Produzem animais pesados e eficientes.
  • Braford: Além de gerar heterose, esses cruzamentos podem resultar em animais com marcas brancas e pretas, muito atrativos para o mercado.

Combinação promissora

Portanto, o cruzamento de Caracu com Angus é, sim, uma combinação promissora para a região de Bela Vista do Toldo, SC, oferecendo animais bem adaptados ao clima e com carcaça de qualidade.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].