A presença excessiva de Capim Andropogon em uma área de pastagem pode se tornar um problema se não for manejada corretamente. No quadro “Giro do Boi Responde”, o zootecnista e mestre em pastagem Edmar Peluso, da Gerente de Pasto, explicou como fazer a limpeza eficiente de uma área infestada por esse capim, utilizando herbicida de forma estratégica. Assista ao vídeo abaixo e confira as recomendações completas.
A dúvida veio do pecuarista Hélio Miguel, de Natividade (TO), que possui uma área de 60 hectares de Capim Andropogon. Ele buscava orientação sobre a necessidade do uso de herbicida e qual seria o melhor método de aplicação para sua realidade.
Capim Andropogon: roçar antes de aplicar é fundamental!
Segundo Peluso, a primeira recomendação é roçar o pasto antes da aplicação do herbicida, principalmente se as plantas estiverem muito grandes. Isso permite que o pasto “respire” e a área possa receber melhor a ação do produto químico.
Com a rebrota, que ocorre entre 50 e 60 dias após o início das chuvas, o manejo se torna mais eficiente.
“Roçar facilita o rebrote do capim. Com isso, conseguimos aplicar o herbicida de forma mais eficiente, pois a planta estará mais baixa, com folhas novas e maior capacidade de absorção do produto”, orienta Peluso.
Melhor época para aplicação do herbicida
O especialista ressalta que o melhor momento para aplicar o herbicida é após a rebrota, no início da estação chuvosa. Isso porque a planta estará mais ativa, favorecendo a absorção do produto e garantindo uma ação mais efetiva.
Se a aplicação for feita antes da roçagem, ou com o capim muito alto, a eficiência do herbicida será reduzida, já que muitas plantas estarão mais lignificadas e com menor absorção de químicos.
Como aplicar o herbicida de forma eficiente
Peluso recomenda seguir algumas boas práticas para alcançar maior efetividade na limpeza da área:
- Roçar o pasto com antecedência, deixando a vegetação mais uniforme e baixa.
- Aguardar a rebrota do Capim Andropogon (cerca de 50 a 60 dias).
- Aplicar o herbicida com o volume ideal: 200 litros por hectare.
- Utilizar bicos e calibragens adequadas nos pulverizadores.
- Priorizar condições climáticas favoráveis: aplicar em dias sem chuva e com pouco vento.
Herbicidas seletivos são os mais indicados
A recomendação é utilizar herbicidas seletivos, específicos para a cultura, que apresentam boa seletividade para gramíneas e controle eficiente de espécies invasoras.
O técnico alerta para a importância de consultar um engenheiro agrônomo ou técnico especializado para escolher o produto mais adequado à realidade da fazenda.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Manejo consciente e rentável
O controle eficiente do Capim Andropogon ajuda a recuperar áreas de pastagem degradadas, aumenta a produtividade do rebanho e reduz os custos com suplementação. Além disso, melhora o aproveitamento do solo e o rendimento por hectare.
Ao finalizar a orientação, Peluso reforça a importância de tomar decisões técnicas com base na realidade da propriedade, com o objetivo de garantir mais retorno e sustentabilidade no manejo das pastagens.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.