Uma bezerra com saliência no umbigo pode indicar problemas comuns na fase inicial da vida dos bovinos, mas que exigem atenção imediata do produtor. Assista ao vídeo abaixo e confira as recomendações completas.
Esse foi o caso relatado por Valdecir Colombini, pecuarista de Lagoinha (SP), que entrou em contato com o Giro do Boi buscando ajuda para sua bezerra da raça Sindi, de apenas um mês de vida.
A dúvida foi respondida no quadro “Giro do Boi Responde”, desta quarta-feira (9), pelo médico-veterinário Bruno Ribeiro, coordenador de vendas da Vetoquinol Saúde Animal, que explicou os dois principais diagnósticos possíveis e o tratamento recomendado para cada situação.
Pode ser onfaloflebite ou hérnia umbilical
Segundo Bruno Ribeiro, quando há uma saliência mole na região do umbigo, o quadro pode ser:
- Onfaloflebite: inflamação do umbigo causada por infecção, geralmente associada à falta de cuidados no nascimento, como má higienização ou cura inadequada do umbigo.
- Hérnia umbilical: mais comum em quadros hereditários ou genéticos, ocorre quando alças intestinais passam por uma falha na musculatura abdominal.
“O mais importante é que o produtor busque apoio de um médico-veterinário da região para fazer um exame clínico e fechar o diagnóstico com precisão”, alertou Ribeiro.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Tratamento eficaz com Acuramax
Independentemente do diagnóstico, o veterinário recomendou o uso do medicamento Acuramax, da Vetoquinol.
O produto combina um antibiótico de amplo espectro (seftur) com um potente anti-inflamatório (meloxicam), oferecendo ação rápida e eficaz.
- Para onfaloflebite, o Acuramax ajuda a controlar a infecção e reduzir o processo inflamatório, acelerando a recuperação da bezerra.
- Para hérnia umbilical, embora o tratamento seja cirúrgico, o medicamento pode ser usado no pós-operatório para facilitar a cicatrização e o bem-estar do animal.
Diagnóstico precoce é essencial
O veterinário ressaltou que a atenção aos primeiros sinais é essencial. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, maiores são as chances de evitar complicações.
“Tanto a onfaloflebite quanto a hérnia têm solução. Mas é fundamental agir rápido para garantir a saúde da bezerra”, destacou Ribeiro.
Cuidados com o umbigo dos bezerros ao nascimento
A prevenção é sempre o melhor caminho. Para evitar casos como esse, é essencial que o produtor:
- Faça higienização correta do umbigo logo após o nascimento;
- Use produtos cicatrizantes e antissépticos adequados;
- Mantenha o local onde o animal nasce limpo e seco;
- Acompanhe o desenvolvimento do umbigo nos primeiros dias de vida.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.