BEZERRO DE QUALIDADE

Amamentação de bezerros: quando o animal começa a comer capim?

A boa amamentação pode aliviar o estresse dos animais, potencializar o desenvolvimento dos bezerros e antecipar a desmama

Amamentação de bezerros: quando o animal começa a comer capim?
Amamentação de bezerros: quando o animal começa a comer capim?

A boa amamentação pode aliviar o estresse dos animais, potencializar o desenvolvimento dos bezerros e antecipar a desmama.

A produção de um bezerro de qualidade começa ainda na barriga da mãe, na nutrição desta fêmea para entrar na estação de monta e segue na gestação, na amamentação do bezerro. 

Uma amamentação bem conduzida, começando com o manejo adequado da colostragem, nas primeiras horas de vida do animal, seguindo com um bom protocolo nutricional, com capim de alto valor nutricional, pode garantir um bom desenvolvimento desses bezerros e, até, antecipar a desmama.

Estudos apontam que o leite materno e a amamentação bem conduzida podem representar cerca de 20% a 25% de variação de peso de um bezerro, do nascimento à desmama.

A genética, o ambiente e o sistema produtivo podem ter influência no comportamento da amamentação dos bezerros e na produção de leite das fêmeas. 

Amamentação e desmama antecipada de bezerros

Desmama precoce pode aumentar índice de prenhes em até 20%
Desmama precoce pode aumentar índice de prenhes em até 20%

O desenvolvimento das papilas, a espessura da mucosa do rúmen dos animais e o perfil da população microbiana começam a mudar quando os bezerros começam a ingerir forragem, começam a comer capim. Nesta fase, por volta do terceiro mês de lactação, a participação do leite na dieta do bezerro começa a diminuir.

A antecipação da desmama, ou desmama precoce, é um manejo de custo zero para o pecuarista, que pode ter pouco impacto no peso dos bezerros a desmama e aumentar de forma significativa os índices de prenhes das matrizes.

Estudos conduzidos pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e pela APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, braço de pesquisa do estado de São Paulo, apontam que o período mais adequado para a desmama antecipada é entre 90 e 120 dias de vida do bezerro.

As pesquisas conduzidas pela Embrapa Pantanal e Embrapa Gado de Corte, em fazendas no Mato Grosso do Sul, apresentaram um aumento na taxa de prenhes dos rebanhos de cerca de 20%.