
A busca por alta produtividade de milho desperta dúvidas comuns entre produtores rurais, especialmente quanto à altitude ideal para alcançar melhores resultados. Assista ao vídeo e confira a previsão do tempo completa.
Para esclarecer essa questão, o engenheiro agrônomo e mestre em Genética e Melhoramento de Plantas André Figueiredo abordou o tema no quadro “Giro do Boi Responde”, nesta quarta-feira, 7 de maio, após dúvida enviada por Edson Biguetti, do Rancho Jequitibá e Nelore, localizado em Carbonera, no Oeste paranaense.
Segundo Figueiredo, ao contrário do que muitos pensam, não é a altitude em si que determina a alta produtividade do milho, mas sim a temperatura ideal e a amplitude térmica entre o dia e a noite.
“A faixa de temperatura ideal para o milho gira em torno de 30ºC durante o dia, o que maximiza a atividade fotossintética das plantas, desde que haja uma boa radiação solar. À noite, é desejável uma temperatura mais amena, perto dos 18ºC, para evitar que os açúcares produzidos durante o dia sejam consumidos pela respiração noturna das plantas”, explica o especialista.
A altitude pode influenciar indiretamente
Embora não seja determinante por si só, a altitude pode influenciar indiretamente essas condições térmicas ideais.
Geralmente, segundo Figueiredo, essas temperaturas ideais são mais frequentes em regiões com altitude entre 600 e 1000 metros.
Entretanto, ele reforça que locais acima de 800 a 900 metros tendem a apresentar com mais frequência esse clima favorável, especialmente em determinadas épocas de plantio.
“A altitude não é o fator principal, mas influencia indiretamente, dependendo principalmente da época do plantio”, destaca o agrônomo.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Zoneamento agrícola: a ferramenta decisiva
O especialista enfatizou a importância do produtor buscar uma orientação técnica específica para cada região:
“Minha recomendação principal é sempre consultar o zoneamento agrícola. O engenheiro agrônomo da região pode indicar a melhor data de semeadura, de acordo com as condições locais, maximizando assim o potencial produtivo da lavouras”, conclui Figueiredo.
Dessa forma, mais importante do que a altitude em si, é entender como as condições climáticas influenciadas por ela podem favorecer o desenvolvimento do milho, garantindo assim uma alta produtividade com segurança e eficiência.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.