SEU DINHEIRO É CAPIM!

Taxa de lotação ou capacidade de suporte do capim: qual vale mais para a fazenda?

No 12º e último episódio da série “Seu Dinheiro é Capim” a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello explica que está nas mãos do pecuarista o melhor desempenho do capim

Qual dos dois indicadores devem valer mais para a fazenda: a taxa de lotação ou a capacidade de suporte do capim. Assista ao vídeo abaixo e saiba detalhadamente o veredito.

Este foi o tema do 12º e último episódio da série “Seu Dinheiro é Capim” que foi ao ar no programa Giro do Boi desta sexta-feira, 28.

Quem deu o veredito foi a zootecnista e doutora em forragicultura Janaína Martuscello. Ela é professora da Universidade Federal de São João del-Rei, de Minas Gerais, e uma das grandes especialistas na área de pastagens no País.

“A taxa de lotação sozinha não quer dizer muito dentro da nossa pecuária e a capacidade de suporte, que é um índice que muitas vezes fica de escanteio”, diz a pesquisadora.

Há quem diga que a taxa de lotação é um dos principais índices zootécnicos, no entanto, a capacidade de suporte precisa merecer a devida atenção, segundo Martuscello.

A importância da capacidade de suporte do capim

Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo, segundo a FAO
Bovinos Nelore em área de pasto farto na fazenda. Foto: Wenderson Araujo/CNA

A capacidade de suporte do capim é a taxa de lotação que o produtor vai colocar no seu pasto para que ele não se degrade. A capacidade de suporte é o limite de seu pasto.

Por isso os dois índices devem caminhar lado a lado para o produtor garantir a colheita de dinheiro feita pelo boi no capim. E para isso ocorrer, o pecuarista deve medir a massa de forragem, a partir da altura do capim.

Especial “Seu Dinheiro é Capim”

O nome da série leva o nome do livro que Martuscello escreveu juntamente com o pesquisador Manoel Eduardo Rozalino Santos, doutor em Zootecnia e professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.

Foram um total de 12 episódios da série “Seu Dinheiro é Capim”. Se interessou pela publicação dos pesquisadores? Clique aqui e saiba como adquirir o livro.

VEJA TAMBÉM: