
A sustentabilidade da pecuária brasileira esteve no centro das atenções durante a Dinapec 2025, realizada em Campo Grande (MS), pela Embrapa Gado de Corte, em parceria com o governo federal, governo de Mato Grosso do Sul e o Sistema Famasul. Assista ao vídeo abaixo e confira.
A abertura do evento contou com o Fórum Pré-COP 30, que reuniu autoridades, cientistas e produtores para discutir o papel estratégico do Brasil na produção sustentável de alimentos e os desafios climáticos globais. (foto de abertura da matéria: Raccoon Films)
Fórum Pré-COP 30 aponta soluções sustentáveis do agro brasileiro
Durante o primeiro dia da Dinapec, o Fórum Pré-COP 30 debateu as propostas que o Brasil levará à Conferência do Clima, marcada para novembro, no Pará.
O evento evidenciou o potencial dos sistemas integrados de produção (lavoura-pecuária-floresta), em especial no Mato Grosso do Sul, estado com o maior percentual dessas práticas no país.
“Temos muito a mostrar. Nossos sistemas produtivos são de baixa emissão de carbono e conciliam conservação ambiental com rentabilidade”, destacou Eduardo Riedel, governador do Estado de Mato Grosso do Sul.
Ciência, clima e carne: a visão da Embrapa para a COP 30
De acordo com Antonio Rosa “Toti”, chefe da Embrapa Gado de Corte, a proposta é construir um documento técnico que será apresentado na COP 30, detalhando os sistemas sustentáveis de produção pecuária no Brasil.
“O Brasil é parte da solução climática global. Nossa pecuária é feita a campo, com baixo custo, bem-estar animal e capacidade de sequestrar carbono”, reforçou Toti.
Sistemas integrados e mitigação de gases de efeito estufa
O pesquisador Roberto Giolo apresentou dados da Embrapa sobre o impacto dos sistemas integrados na redução da pegada de carbono e no aumento da produtividade
Segundo ele, a ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) já é reconhecida como ferramenta-chave do Plano ABC+ para mitigar gases de efeito estufa no campo.
Inovações em nutrição e biotecnologia no pasto
Com o aumento dos extremos climáticos, o evento também apresentou alternativas viáveis para o manejo de pastagens e alimentação do rebanho.
O pesquisador Marco Nogueira, da Embrapa Soja, destacou o avanço dos insumos biológicos, com destaque para a inoculação via foliar, que elevou em até 30% o teor de fósforo nas forrageiras.
Já Frederico Botelho, da Embrapa Milho e Sorgo, mostrou o potencial do sorgo forrageiro como solução para a produção de volumoso em períodos de seca.
A cultivar BRS 661, por exemplo, entrega até 70 toneladas por hectare de matéria verde, ajudando o pecuarista a manter o rebanho bem alimentado mesmo em safras desafiadoras.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Modelo agroambiental brasileiro inspira o mundo
Fechando a programação, o chefe da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, defendeu que o Brasil é exemplo de equilíbrio entre produção e preservação.
“Mesmo com desafios como o desmatamento ilegal, nosso Código Florestal e o papel do produtor rural nos colocam como referência internacional. O mundo pode se inspirar no modelo agroambiental brasileiro”, afirmou.
Dinapec 2025: ciência a serviço do campo
Com a participação de 23 unidades da Embrapa e diversas dinâmicas de campo, a Dinapec 2025 mostrou que a ciência e a inovação são aliadas do produtor rural.
O evento reforçou o protagonismo do Brasil como líder global na produção de alimentos com responsabilidade ambiental, e como porta-voz de soluções reais para os desafios climáticos na COP 30.
Manifesto COP 30
Já que os holofotes estão todos voltados à COP 30 neste ano aqui no Brasil, confira o manifesto produzido pelo Canal Rural que é a emissora que protagoniza o maior apoio e a maior cobertura jornalística deste encontro mundial. Assista ao vídeo abaixo
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.