Sudeste do MT deve ter tempo seco e quente nos próximos dias, projeta Inmet

Meteorologista do Inmet respondeu dúvidas de telespectadores de Novo São Joaquim-MT e Amarante do Maranhão-MA

Nesta sexta, 12, o doutor em meteorologia Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, respondeu dúvidas de telespectadores do Mato Grosso e do Maranhão durante a previsão do tempo.

Deivid Campos, de Novo São Joaquim, Sudeste Mato-grossense, perguntou sobre estimativas para as temperaturas máximas de inverno, estação que começa já nos próximos dias, entre 20 de junho e 22 de setembro. “Realmente são elevadas. Muitas vezes nesta região aqui os fazendeiros têm temperaturas mais altas no inverno do que no verão porque um tempo seco, quente, com sol vários dias propicia, sem nebulosidades, o aumento da temperatura. Então as máximas, às vezes, quando uma frente fria não vem, ficam perto dos 40° C. É o que vai acontecer nestes próximos dias”, projetou Schneider.

Já Daniel Carvalho, de Amarante do Maranhão, no Oeste Maranhense, quis saber da previsão de chuvas para os próximas dias. “A gente sabe que nessa época do ano começa a diminuir já rapidamente a precipitação e a região dele fica exatamente nesta transição. Ao norte de Amarante do Maranhão vai estar mais úmido com pancadas de chuva e ao sul, que pega a parte mais sul do Maranhão, praticamente não tem precipitação. Para a região do Daniel, tem alguma chuva, mas é muito isolada, a precipitação não deve passar de 20 a 30 milímetros nesta área”, disse Schneider.

De acordo com o meteorologista, as chuvas no país nestes próximos dias seguem concentradas no litoral Nordestino, entre Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Ceará e até o Extremo-Norte do Piauí, e o Extremo-Norte do País como um todo. “Pancadas fortes também devem ser registradas nesta sexta-feira sobre o Rio Grande do Sul”, completou.

Entre sábado e domingo, há previsão da chegada de uma massa de ar polar no RS que vem pela Argentina, que logo desvia para o oceano, portanto sem trazer consequências para o Sudeste ou Centro-Oeste de modo geral. O litoral do Sudeste, como no estado do Rio de Janeiro, deverá ter queda de temperatura passageira.

A massa de ar frio deve levar chuvas irregulares para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com precipitações que não devem passar dos 50 mm. A formação de geada possivelmente ficará restrita desta vez ao Rio Grande do Sul.

Na região do Pantanal, deve haver uma garoa, chuva leve na virada de sábado para domingo. Leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro, Extremo-Sul de Minas Gerais também devem ter garoa isolada, enquanto que no restante do Brasil o tempo segue seco com temperaturas elevadas pelo menos ao longo dos próximos dez dias.

Veja mais destaques na previsão do tempo que foi ao ar nesta sexta, 12:

 

Foto: Reprodução / Prefeitura Municipal de Várzea Grande-MT