Serpentes

Sucuri engole boi? Saiba o que é mito e fato sobre essa cobra na fazenda

Podendo superar mais de 10 metros de comprimento, a Sucuri é uma das maiores serpentes do mundo.

É verdade que a sucuri pode engolir um boi? Confira agora, que é mito e fato sobre essa cobra na fazenda.

Quem nunca ouviu uma história ou assistiu um vídeo de uma Sucuri atacando um boi, um cachorro, um bezerro ou mesmo pequenos mamíferos?

Mas respondendo, sim, a cobrar pode matar e engolir um bovino. No entanto, ela só poderia comer mesmo um bezerro, por exemplo.

Embora não venenosas, são serpentes de grande porte, que matam suas presas por constrição, ou seja, enrolam-se na presa, apertando até a morte.

É comum em toda a América do Sul, em países como Equador, Bolívia, Brasil, Colômbia, Venezuela e Argentina.

Constrição: como a sucuri mata sua presa

Ao contrário do que muitos pensam, a morte no ataque de sucuris não acontece pela quebra dos ossos, nem por sufocamento.

A constrição é a interrupção do fluxo sanguíneo, que compromete a oxigenação de órgãos vitais como coração e cérebro, o que causa a morte da presa.

Ao capturar um animal, à medida que a presa respira, a cobra aperta.

Dessa forma, a sucuri vai comprometendo a capacidade de respiração do organismo, comprometendo a oxigenação, até a morte.

Afogamento: outra causa de morte da presa

A maioria do ataques acontece na beira de rios e lagos.

As sucuris passam a maior parte do tempo na água, atacando assim, animais que visitam os rios, corixos e lagoas para beber água.

Ao enrolar-se, a cobra traz a presa para dentro d’água, posicionando-a, geralmente de cabeça para baixo, forçando o afogamento.

Sucuri engole boi?

A capivara é uma das principais presas da Sucuri.

Embora faça parte do inconsciente coletivo do interior do Brasil, é pouco provável que uma sucuri, por maior que seja, consiga engolir um boi adulto. 

Suas presas mais comuns são animais de pequeno e médio porte como capivaras, veados, lobinhos, cachorros do mato, antas ou, até mesmo, um bezerro, bovino ainda jovem.

Não é impossível, mas bastante incomum. Quanto maior o animal, maior o desafio da serpente para engolir e digerir o animal.

De acordo com o tamanho do animal, o processo digestivo pode durar semanas.

Link externo:

https://www.scielo.br/j/pvb/a/3pR9Qp6gqXqKmwVyy8hm8rp/?lang=pt