FINANCIAMENTO MAIS FÁCIL

Startup mineira inova na busca de crédito rural mais barato ao pecuarista

Confira a entrevista com o engenheiro elétrico Luiz Tangari, CEO da Tarken que já opera com mais de 70 revendas agrícolas no País

A Tarken é uma startup mineira de tecnologia que oferece uma solução inovadora para o mercado de crédito rural e está na busca de um . Assista ao vídeo abaixo e confira essa novidade.

Quem detalhou o trabalho da startup foi o engenheiro elétrico Luiz Tangari, CEO da Tarken. Ele foi o entrevistado principal do Giro do Boi desta segunda-feira, 4.

A startup ajuda as revendas de insumos agrícolas a ter acesso a informações sobre a saúde financeira de seus clientes, como histórico de pagamentos, dívidas e capacidade de crédito.

Startup já atende 140 revendas agrícolas

Crescem opções de crédito rural privado no País. Foto: Divulgação
Crescem opções de crédito rural privado no País. Foto: Divulgação

A Tarken foi fundada em 2021 por Luiz Tangari e Carlos Neto, também co-fundadores da plataforma de manejo de pragas Strider, comprada em 2018 pela Syngenta.

A startup já conquistou mais de 140 revendas clientes, que giram em torno de R$ 300 milhões por ano com a venda de insumos.

O sistema da Tarken é baseado em inteligência artificial e machine learning. Ele utiliza dados públicos e privados para gerar um score de crédito para cada produtor rural.

O score é calculado levando em consideração fatores como histórico de pagamentos, dívidas, área plantada, produtividade e outros.

Crédito rural: saiba como é feito o cálculo de risco para a pecuária

O score de crédito gerado pela Tarken ajuda as revendas de insumos a tomar decisões mais informadas sobre o crédito que podem oferecer aos seus clientes.

Isso pode aumentar a eficiência e a rentabilidade das revendas, além de facilitar o acesso ao crédito para os produtores rurais.

Especificamente para a pecuária, o sistema calcula a área de pasto e a geração de biomassa e, com base na quantidade de gado que dá para engordar ali, pode-se calcular a capacidade de geração de caixa do produtor, e isso revela o risco do produtor e define a faixa de crédito que ele pode acessar.

Além da Tarken, outras startups já atuam no mercado de crédito rural, como a Gira, de Uberlândia (MG), A de Agro, de São José dos Campos (SP) e a Bart Digital, de Londrina (PR).

A inovação traz mais oportunidades para o agronegócio

Avaliação de bovinos de corte a campo por técnico da fazenda. Foto: Divulgação/Boehringer Ingelheim

A Tarken é um exemplo de como a inovação pode trazer mais oportunidades para o agronegócio.

A startup oferece uma solução que pode ajudar os produtores rurais a acessar o crédito de forma mais rápida e fácil. Isso pode contribuir para o crescimento do setor e para a geração de emprego e renda no campo.

O mercado de crédito rural é um dos maiores do Brasil. Em 2022, o volume de crédito rural concedido pelo Banco Central foi de R$ 300 bilhões. A previsão é que esse volume aumente nos próximos anos, impulsionado pelo crescimento do agronegócio. Clique aqui e acesse o site da startup.