
Atenção redobrada! Aquele sistema de baixa pressão no Paraguai continua ativo e segue levando temporais para importantes regiões de pecuária no Brasil. A instabilidade atinge tanto Rondônia e Mato Grosso quanto o Mato Grosso do Sul, exigindo cuidado do produtor rural. Confira a previsão completa.
Na região de Dom Pedrito, no sul do Rio Grande do Sul, a previsão para os próximos 30 dias indica o retorno do frio intenso. Na próxima semana, o avanço de uma frente fria fará a máxima cair para cerca de 19ºC, com mínimas chegando a 7 ou 8 graus nos dias 6 e 7 de outubro, e também no final do mês.
Apesar do frio intenso, o risco de geada é baixo. A chuva nos próximos dias será agrícola, com 10 a 15 milímetros. Um volume um pouco mais volumoso é esperado lá pelos dias 12 e 13 de outubro. O importante é que a chuva se distribui bem e não deve atrapalhar os trabalhos em campo, ajudando a manter a boa umidade do solo.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Calor extremo em Rondonópolis e alerta de vento
O alerta de temporais é amplo e se estende por toda a faixa de instabilidade causada pela baixa pressão. A chuva forte vem desde Rondônia, pegando áreas de fronteira da Bolívia com Mato Grosso, do Paraguai com Mato Grosso do Sul e também o interior da Região Sul. Nuvens carregadas e a possibilidade de rajadas de vento intensas exigem atenção máxima do pecuarista para evitar danos.
Enquanto isso, na porção central do Centro-Oeste, o calor continua extremo. Em Rondonópolis, as máximas ficam na casa dos 40ºC. Infelizmente, não há previsão de chuva para essa região nos próximos dias. A umidade só deve avançar para o Centro-Oeste na próxima semana, com a chegada de uma nova frente fria.
Nos próximos cinco dias, a chuva se concentra muito no Sul e será pouco volumosa na porção oeste de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com acumulados de 20 a 30 milímetros. O pecuarista do Centro-Oeste precisa manter o foco no conforto térmico do rebanho e na suplementação.
Chuva avança para o centro-oeste na próxima semana
A boa notícia é que o alívio está a caminho. Na semana que vem, com o avanço da nova frente fria, as chuvas avançam para o interior de São Paulo e para o Centro-Oeste, com pelo menos 20 a 25 milímetros de chuva acumulada. Esse volume é vital para aliviar o calor e dar um fôlego para as pastagens.
A tendência, conforme a gente avança em outubro, é que as chuvas ganhem força gradualmente, especialmente no Mato Grosso do Sul. Isso marca o início da recuperação plena das pastagens, fundamental para o planejamento da safra de engorda do gado.
O pecuarista deve usar essa previsão para planejar a adubação e o manejo do pasto, aproveitando a umidade que está por vir. Estar um passo à frente do clima é o segredo para o sucesso na pecuária.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.