ESPECIALISTA RESPONDE

Silagem de talos e folhas de mandioca: boa opção para o rebanho?

Segundo especialista, a silagem de mandioca é uma opção aproveitável, alinhada à premissa de não desperdiçar nenhum resíduo que possa servir como alimento

Foto: Reprodução.

O aproveitamento da parte aérea da mandioca (talo e folha), conhecida como rama de mandioca, é uma alternativa viável e eficiente para a nutrição de gado leiteiro e de corte em confinamento.

Segundo o zootecnista Edson Poppi, a silagem de mandioca é uma opção aproveitável, alinhada à premissa de não desperdiçar nenhum resíduo que possa servir como alimento.

A silagem de rama de mandioca se destaca por sua composição. O material apresenta um teor de proteína bruta interessante, com média de 13%, e uma matéria seca que varia entre 25% e 30% nas análises.

Confira:

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Cuidados com o ácido cianídrico e a digestibilidade

A principal desvantagem do material é a sua digestibilidade, que é considerada baixa. Além disso, o zootecnista alerta para a necessidade de atenção com o ácido cianídrico, uma substância tóxica presente na mandioca brava (acima de 100 mg por quilo).

No entanto, o risco de toxicidade pode ser controlado por meio de técnicas de manejo:

  • Pré-murchamento: em alguns casos, é aconselhável realizar o pré-murchamento da rama de mandioca antes da ensilagem, pois esse processo contribui para a diminuição da concentração de ácido cianídrico.
  • Fermentação: o próprio processo de fermentação (ensilagem) contribui para a redução natural do ácido cianídrico.

Tempo ideal de silagem e aproveitamento

Para garantir a segurança e a qualidade do material, o especialista recomenda que o silo com a silagem de rama de mandioca permaneça fechado por pelo menos 60 dias. Esse tempo permite que as fermentações ocorram de forma completa e que a concentração de ácido cianídrico seja reduzida.

A silagem de talos e folhas de mandioca é, portanto, um material que deve ser explorado na dieta do gado, pois o aproveitamento de resíduos é um princípio de sustentabilidade e eficiência na pecuária moderna.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.