GIRO DO TEMPO

Semana inicia com instabilidades climáticas e chuvas em áreas de pasto pelo País

Confira os destaques do prognóstico meteorológico dos próximos dias para as regiões agropecuárias de todo o País

Semana inicia com instabilidades climáticas e chuvas em áreas de pasto pelo País
Semana inicia com instabilidades climáticas e chuvas em áreas de pasto pelo País

A semana começa com o aviso de chuvas espalhadas pelo país, destacando a cidade de São José do Xingu, em Mato Grosso, como exemplo da condição pluvial que predomina. A meteorologista Amanda Souza, da Xweather, trouxe no quadro Giro do Tempo desta segunda-feira um panorama instável para o clima no Brasil. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Com a previsão de 430 mm de chuvas até 22 de fevereiro, São José do Xingu pode esperar precipitações bem distribuídas, uma vantagem para a manutenção hídrica das lavouras. No entanto, os produtores devem atentar-se às pausas do clima úmido para realizar atividades agrícolas e culturais essenciais, como a colheita.

Alerta para o Sudeste e Centro-Oeste

A frente fria que progride pelo centro-sul do país indica muita chuva, principalmente no norte de Minas Gerais e áreas do Centro-Oeste, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm.

Essa intensidade traz consigo um risco elevado para alagamentos e transbordamentos de rios.

O Matopiba—fronteira agrícola que inclui Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia—também deve se preparar para chuvas mais fortes, essenciais para o equilíbrio hídrico do solo e para aliviar as altas temperaturas que têm preocupado os agricultores da região.

Previsões de temperaturas altas

As temperaturas continuam altas em quase todo o Brasil, com máximas na faixa dos 30ºC, sustentando a sensação de tempo abafado sem previsão de trégua para a maior parte das áreas produtoras.

Projeções climáticas para os próximos dias

Para os próximos dias, espera-se a continuidade das chuvas pelo território brasileiro com destaque para as regiões Central e parte do Piauí, onde as temperaturas devem cair por conta das instabilidades e das chuvas que devem ser entre moderadas a fortes, variando entre 40 e 110 mm.

Os agricultores devem permanecer vigilantes às condições climáticas, conscientes do benefício das chuvas para as culturas mas cautelosos quanto ao timing das operações de campo para evitar atrasos e danos aos cultivos.

Este prognóstico sublinha a necessidade de adaptações constantes no manejo agrícola frente às variabilidades climáticas e assegura a importância de monitoramento meteorológico regular.

Quer saber sobre o tempo em sua região?

Participe do programa e mande sua dúvida sobre o tempo em sua cidade.

Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].