Nesta terça, 12, o Giro do Boi levou ao ar mais um quadro Giro Tecnológico apresentado pelo professor Cláudio Haddad, da Esalq-USP. Em sua apresentação, Haddad listou os seis fatores que influenciam no consumo da chamada ‘linha branca’ de mineirais pelas diversas categorias de animais dentro da fazenda. São eles:
1 – Fertilidade do solo: quanto mais fértil o solo, menor o consumo de minerais. “Quem aduba o pasto, gasta menos com mineral”, resumiu Haddad. Fatores como localização da fazenda e integração lavoura-pecuária podem influenciuar.
2 – Local do cocho: segundo Haddad, os animais costumam consumir mais minerais quanto mais perto do bebedouro o cocho de mineralização fica. “Geralmente o pecuarista acha ruim aumentar o consumo, mas consumo grande de minerais significa maior colheita de bezerros quando falamos de cria, por exemplo”, apontou.
3 – Categoria animal: as vacas consomem mais minerais do que os bois, que por sua vez consomem mais do que os animais jovens. Dentro da categoria das matrizes, as que mais exigem são as novilhas de primeira cria. Gestação, lactação e fase de crescimento exigem demandas maiores.
4 – Época do ano: nas águas, o consumo de mineral é maior do que na seca. “O pecuarista tem a atitude errada de ficar preocupado em dar minerais só na seca, mas nessa época as exigências nutricionais são mais baixas. Nas águas, a temperatura é maior, então a sudorese é maior”, explica o professor da Esalq-USP. Além disso, na estação das chuvas o consumo de minerais é acompanhado, geralmente, por uma dieta de maior energia e proteína.
5 – Palatabilidade da mistura: quanto mais palatável, melhor o consumo.
6 – Conteúdo de sal na água: nas fazendas localizadas em regiões onde a salubridade da água é maior, o consumo de minerais é menor. Nestes casos, as formas de incentivar o consumo pelos animais pode ser agregar grãos à dieta, como farelo de trigo ou milho à mistura para garantir que os animais sejam devidamente mineralizados.
Confira as explicações do professor Cláudio Haddad na íntegra pelo vídeo abaixo:
Confira também outros conteúdos do quadro Giro Tecnológico:
+ Como nutrir adequadamente a sua pastagem