Saiba se o tempo continuará quente e seco no Triângulo Mineiro nos próximos dias

Meteorologista respondeu dúvida de produtor de Campo Florido-MG e apontou nova virada no tempo a partir deste fim de semana, com possibilidade de geada e tempestades

O meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aproveitou participação no programa desta sexta, dia 10, para atender a dúvida do telespectador Alberto Sassaki, de Campo Florido, no Triângulo Mineiro. Ele quer saber se o tempo naquela região continuará seco ao longo dos próximos dias.

“Vai ter aumento de umidade e é muito bem vinda essa instabilidade. Olhando nas imagens de satélite, a gente percebe que já tem instabilidade próxima da região do Triângulo Mineiro e vai ficar nesses próximos dias, pelo menos até o sábado. Na outra semana tem mais instabilidade entre domingo, segunda e terça-feira, alguma chance (de chuva), mas aí volta a fazer um calor forte naquela região”, respondeu Schneider.

O especialista revelou mais previsões do tempo pelo Brasil nos próximos dias, apontando que na madrugada de sábado é possível haver uma geada fraca e isolada ao norte do RS e também sul do PR.

“Nós vamos ter mudança de novo. Depois da passagem desta frente fria com ciclone, com instabilidade, tem uma outra grande mudança do tempo já no final de domingo, principalmente na segunda-feira da próxima semana. Essa instabilidade de novo pega com mais intensidade parte do Rio Grande do Sul, mas depois se desloca ao longo da semana, atingindo também o Sul e parte do Centro-Oeste e Sudeste”, anunciou.

A virada pode significar não somente chuvas, como também tempestades pela velocidade com que o sistema se deslocará. “Essa instabilidade vai migrar e os ventos indicam que esse deslocamento rápido que acontece entre domingo, segunda e terça feira, e os ventos em altitude, são favoráveis a tempestades no final de domingo e principalmente segunda e terça feira em parte da Região Sul e depois em parte do Centro-Oeste e Sudeste”, avisou.

O meteorologista também informou que algumas regiões do Brasil Central têm previsão de umidade antes desta próxima virada mais significativa no tempo. “Na sexta continua úmido nesta parte de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também centro-norte do estado de São Paulo, sul de Minas, parte do Rio de Janeiro. Então essas áreas vão ter umidade”, reforçou.

A previsão completa do tempo que foi ao ar no Giro do Boi desta sexta, 10, está disponível no vídeo a seguir:

Imagem ilustrativa: Reprodução / INDI-MG