Saiba qual o teto de gastos na pecuária de recria e engorda para a fazenda ter lucro

No episódio da série Dicas do Chaker, consultor apresentou os principais indicadores de custos na pecuária de recria e terminação em três diferentes níveis de produção

Em mais um episódio da série Dicas do Chaker, o consultor Antonio Chaker falou sobre o perfil de desembolso em diferentes níveis de produção na recria e engorda. Embora os custos na pecuária variem conforme o sistema de produção, Chaker disse que há indicadores que apontam os limites para cada caso.

Por exemplo, o produtor pode escolher por recria a pasto ou recria intensiva. Depois disso, partir para engorda em confinamento ou também a pasto, com ou sem suplementação. Ao mesmo tempo em que os custos na pecuária variam, existem números que dão um norte do teto de gastos conforme três níveis de produção. Em primeiro lugar, de 5 a 10@ por hectare ao ano, depois 10 a 20@ por hectare ao ano e, por último, acima das 20@ por hectare ao ano.

INDICADORES

Então, “qual é a combinação em cada nível de produção e o potencial desse processo para o sistema de produção da recria e terminação?”, indagou Chaker. Em seguida, confira o quadro com esses números, incluindo os custos na pecuária, que vieram do levantamento de benchmarking 2020/21 do Inttegra:

custos na pecuária recria e engorda benchmarking 2020/21

De acordo com a interpretação de Chaker, o pecuarista encontra excelentes margens e eficiência de uso do dinheiro em cada sistema. “Evidente que o resultado entregue por unidade de área vai ser maior nos maiores níveis de produção de arrobas por hectare”, ponderou.

Além disso, pelo quadro é possível identificar que tipo de perfil de comportamento técnico e desembolso a fazenda deve ter para ser rentável em cada uma das faixas. “Percebam como a atividade de pecuária é democrática. Porém, ela exige, em todos os níveis, alto grau de comprometimento, entrega e margem, principalmente”, disse Chaker em conclusão.

Por fim, assista o episódio completo da série Dicas do Chaker sobre teto de gastos e custos na pecuária:

Foto ilustrativa: Reprodução / Inttegra.com