Nesta segunda, 04, o Giro do Boi levou ao ar entrevista com o zootecnista e consultor em pecuária de corte Rodrigo Patussi, analista da Terra Desenvolvimento. Em conversa com o apresentador Mauro Sérgio Ortega, Patussi interpretou dados preliminares do Benchmarking 2017, uma comparação do desempenho de 285 fazendas em três países (Brasil, Bolívia e Paraguai), parceiras da consultoria e também do Inttegra, o Instituto Terra de Métricas Agropecuárias e que somam que quase 890 mil hectares e 1,1 milhão de cabeças.
Segundo Patussi, a análise dos dados coletados apontou para quatro principais indicadores que definem a rentabilidade de uma fazenda produtora de gado de corte, sendo que o equilíbrio destes é um dos pontos em comum que as fazendas mais rentáveis têm:
– Ganho médio diário;
– Lotação;
– Desembolso por cabeça ao mês;
– Valor de venda.
“Quando ele consegue produzir num custo equivalente a 60% a 70% do valor de venda e se preocupa com fatores de comercialização, o pecuarista tem conseguido sucesso, tem melhorado seu lucro”, disse Patussi.
Leia também
+ Benchmarking 2017: como ganhar dinheiro com gado de corte? Conheça as práticas de quem lucra com a atividade
No entanto, ainda é grande o volume de fazendas que tiveram prejuízo, segundo o levantamento deste ano. Das 285 propriedades estudadas, 100 ficaram no vermelho. “Se a gente perceber, 35% fazendas analisadas na última safra perderam dinheiro. Mas naturalmente o nosso olhar está nos produtores que ganharam mais”, acrescentou.
Segundo Patussi, enquanto na média as fazendas analisadas tiveram uma produção global de 8,8 arrobas por cabeça, as top 30 sobem o indicador para 17,4@ de produção global por cabeça. A diferença de desempenho do indicador reflete no resultado por hectare. Enquanto a média das fazendas analisadas faturou R$ 73,00, as fazendas do top 30 faturaram R$ 486,27 por hectare.
Os dados completos do benchmarking 2017 serão apresentados nesta terça, 05, em Campo Grande, MS, no Encontro de Gestores – O sucesso deixa rastros. O evento acontecerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo com credenciamento à partir das 08h. Além dos números do desempenho financeiro e zootécnico das 285 fazendas, haverá também mesa redonda com os melhores pecuaristas e uma palestra com o navegador, projetista de embarcações e empresário Amyr Klink.
As inscrições podem ser feitas pelo link abaixo:
+ www.melhoresdapecuaria.com.br
Veja pelo vídeo abaixo a entrevista completa de Rodrigo Patussi ao Giro do Boi