Pecuaristas, o clima no Brasil segue com realidades contrastantes. Se por um lado o Centro do País enfrenta a seca, o Rio Grande do Sul se prepara para a chegada de chuvas intensas, com a possibilidade de temporais e alagamentos. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.
Nesta quinta-feira, 4 de setembro, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou o prognóstico no “Boletim de Pecuária – Giro do Tempo” do Giro do Boi. Ele detalhou a situação no Rio Grande do Sul e a persistência da seca em outras regiões.
Chuva no Sul e temporais na periferia
A frente fria que atua no Sul do país deve avançar para o Sudeste, mas não levará chuva para o interior da região. No entanto, o Rio Grande do Sul terá chuvas intensas.
- Chuva de 100 mm: A previsão é de que o centro-sul do Rio Grande do Sul possa ter um volume de chuva de 100 mm nos próximos cinco dias. Isso gera um alerta de alagamentos, exigindo atenção redobrada dos pecuaristas.
- Temporais: Rondônia, Acre e Rio Grande do Sul terão temporais, com rajadas de vento intensas e muitos raios.
- Queda de temperatura: Para Esteio (RS), onde acontece a Expointer, a temperatura mínima pode cair para 5ºC a 6ºC, com risco de geada.
Apesar da chuva, haverá uma janela de tempo firme entre 10 e 20 de setembro.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Seca no Brasil Central e a virada de outubro
Enquanto o Sul recebe a chuva, o Brasil Central segue com o tempo quente e seco. As demais áreas, com exceção de pancadas isoladas no Pará e em Rondônia, seguem com sol e temperaturas elevadas.
Aos poucos, no entanto, a chuva deve começar a retornar. Entre os dias 9 e 13 de setembro, a chuva avança para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso.
A notícia é boa para a pecuária do Brasil Central: a chuva mais volumosa, que aliviará o déficit hídrico e recuperará os pastos, só deve chegar a Goiás, Tocantins e sul do Pará a partir de outubro.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.