Região entre Triângulo Mineiro e GO tem previsão de temporal na 6ª

Na previsão do tempo desta sexta-feira, 19, coordenador do Inmet destacou ainda possibilidade de geada fraca na Serra Catarinense e Serra Gaúcha no fim de semana

Segundo alertou o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, existe propensão de temporais nesta sexta-feira, dia 19, em uma região entre o Sudeste e Centro-Oeste. Schneider emitiu o aviso em participação na previsão do tempo no Giro do Boi.

“Os índices de instabilidade mostram a maior propensão de tempestades na sexta-feira. Elas acontecem entre a região do Triângulo Mineiro, um pouquinho ao norte do Triângulo, e principalmente nessa região de Goiás, pegando oeste e noroeste de Minas. Tem pancadas de chuva mais fortes nessas áreas também, devendo acontecer durante o domingo”, acrescentou.

Conforme pontuou o especialista, “no domingo a instabilidade fica mais concentrada entre o norte de Goiás, parte de Minas e parte do sudoeste da Bahia, próximo da região do Matopiba”. Tem ainda projeção de chuvas para parte de Mato Grosso e ao sul do Pará.

FRENTE FRIA

Em seguida, Schneider falou também sobre previsão de queda na temperatura na Região Sul. “Tem uma chance mínima ou pequena de geada na madrugada do sábado na Serra Catarinense ou Serra Gaúcha, bem no alto. Mas depois esquenta bastante domingo e segunda-feira”, detalhou.

Em suma, Schneider disse que a previsão do tempo para a semana os próximos dias indica volumes que podem passar dos 100 mm em parte de MG (parte mais oeste na divisa ao norte do Triângulo), parte de Goiás, arredores de Brasília, interior de MT e Rondônia

Enquanto isso, no Sul o tempo fica mais seco nos próximos dias, com volta de precipitação na terça-feira. “Algumas áreas de Santa Catarina na divisa com Rio Grande do Sul podem ter chuva acima dos 30 a 40 mm”, antecipou Schneider.

FINAL DE NOVEMBRO

Por fim, o meteorologista anunciou ainda a previsão do tempo para a última semana do mês. “Na semana do final de novembro, de 26/11 a 04/12, tem nova concentração de chuva bem volumosa no interior do Brasil. Ela pega principalmente Goiás, Minas Gerais, parte da Bahia, Matopiba e Tocantins com volumes bem elevados, podendo passar até dos 100 a 150 mm em algumas áreas”, salientou.

+ Veja mais informes do tempo no Giro do Boi

Assista a seguir a previsão do tempo desta sexta, 19:

Foto: Reprodução / GO.gov.br