TERMINAÇÃO EM ALTA

Redução de custos estimula confinamento de gado e garante margem de 50% por cabeça

Queda no preço dos grãos e uso de estratégia de proteção de preços impulsionam TIP e confinamento, que deve terminar mais de 11 milhões de cabeças em 2025

Redução de custos estimula confinamento de gado e garante margem de 50% por cabeça (Foto: Reprodução/Giro do Boi).
Redução de custos estimula confinamento de gado e garante margem de 50% por cabeça (Foto: Reprodução/Giro do Boi).

A pecuária brasileira vive um período de ouro para a terminação. A redução de custos com insumos e a melhora nas margens de lucro estão estimulando o aumento do confinamento de gado e da Terminação Intensiva a Pasto (TIP) em 2025.

Com a alimentação mais barata e o boi gordo valorizado, o resultado é um aumento expressivo na oferta de animais terminados e uma forte recuperação financeira para os fazendeiros.

O pecuarista Aldo Telles, ex-presidente da Nelore Mato Grosso, atesta o momento favorável. Em mais de cinco décadas de atuação, Telles afirma que este é um dos períodos mais propícios, com um ganho de 50% por cabeça. Ele reagiu investindo: comprou 400 mil sacos de milho da safra nova e construiu um novo confinamento no município de Santo Antônio do Leverger (MT), com capacidade para 4 mil animais.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Crescimento acima do esperado e estratégia nacional

As experiências dos produtores refletem uma tendência nacional de crescimento da terminação intensiva. De acordo com Maurício Veloso, presidente da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), o avanço é sustentado pelas boas oportunidades de compra de insumos e pela maior adoção de estratégias de proteção de preços.

Veloso destaca que a adesão superou as expectativas iniciais. Somente entre os associados da Assocon, serão mais de 11 milhões de cabeças terminadas em TIP e em confinamento em 2025. O número é muito superior à expectativa inicial da associação, que era de nove milhões de cabeças.

Oportunidade: o cavalo arreado no cocho

O aumento na oferta de animais terminados garante o equilíbrio do mercado e reforça a eficiência da pecuária brasileira. A queda no preço dos grãos, aliada à valorização da arroba, cria um cenário onde o confinamento se torna o caminho mais rápido para o ganho de peso e o lucro na fazenda.

A mensagem do setor é clara: é o momento de aproveitar as oportunidades de mercado, como diz o velho ditado, “olha o cavalo arreado!”. Investir em terminação intensiva garante a rentabilidade e posiciona o produtor de forma estratégica na cadeia.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.