Recuperação e reforma de pastagens: como tomar a decisão?

Agrônomo apresentou série de vantagens e desvantagens de cada opção entre recuperação e reforma de pastagens; gráfico ajuda a evidenciar melhor alternativa

Como decidir entre a recuperação e reforma de pastagens? A princípio, este foi o tópico de da série especial “Dez passos para construir e manter uma boa pastagem na sua fazenda”, do engenheiro agrônomo Wagner Pires.

“Ao contrário da reforma de pastagem, que nós temos que gradear, temos que destruir e fazer tudo novamente, na recuperação nós vamos começar a melhorar”, disse o agrônomo em primeiro lugar.

Analogamente, na recuperação o pecuarista vai trocar o pneu com o carro andando. “Nós vamos arrumar o pasto com o boi dentro, rodando naquele pasto”, comparou.

Conforme lembrou Pires, há um gráfico de sua autoria que resumidamente aponta que decisão tomar entre recuperação e reforma de pastagens.

recuperação e reforma de pastagens gráfico melhor escolha

Logo depois, o especialista traduziu o gráfico. “A recuperação se atém principalmente ao amarelo 2 e ao amarelo 3. O que é amarelo? É pasto que está em degradação. E também podemos fazer a recuperação no vermelho 4, se você tiver uma situação muito ruim, muito inclinada, em que a reforma de pastagem não é viável”, ponderou.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Em suma, Wagner confirmou que sempre que for possível, recuperar é sempre a melhor decisão quando surge impasse entre recuperação e reforma de pastagens. “O custo da recuperação é e sempre será 50% do custo da reforma”, justificou

Juntamente com o custo, o consultor acrescentou que o risco climático da recuperação também é menor, assim como é mais rápido o tempo para voltar com o gado no pasto. Em contrapartida, um ponto fraco da recuperação é que não é possível realizar a troca do capim caso a forrageira atual não esteja atendendo o sistema de produção.

Em conclusão, Pires disse que o pecuarista deve optar pela recuperação. Depois que estiver com os pastos todos em boas condições, o pecuarista pode se capitalizar e pensar em reforma. “A melhoria da fertilidade pode ser por etapas, principalmente a fosfatagem. Então nós podemos sair de um nível quase zero e ir a cada dois anos fazendo um aporte de fertilizante, dando um ‘golinho’ de fertilizante para aquela pastagem. E gradativamente ela vai melhorando”, concluiu.

Acesse o conteúdo original

+ Recuperação ou reforma de pasto: saiba o que é melhor para a sua fazenda

Por fim, assista o vídeo completo sobre como decidir entre recuperação e reforma de pastagens:

Foto: Gustavo Bayma / Reprodução Embrapa