No programa desta quarta-feira, 13, foi ao ar entrevista realizada com o engenheiro agrônomo Lucas Oliveira que também é gerente de Gado de Corte Tortuga/DSM. O especialista em nutrição de ruminantes trouxe dicas sobre o planejamento de recria de bovinos. Oliveira dá um exemplo, para que o pecuarista adquira novas tecnologias com suplementação semelhante ao que será oferecido no período de confinamento, a estratégia é uma forma de preparar e adaptar o animal para o sistema. Outra orientação para a inserção da suplementação é a adoção de um manejo integrado para otimizar o momento.
Gestão de custos:
“Custo é diferente de despesa e deve estar ligado a produtividade”, destacou Lucas.
Muitos produtores têm questionado sobre qual o melhor sistema de produção para adotar na fazenda, o especialista responde: “Não existe o melhor sistema de suplementação, existe o melhor sistema para aquele momento ou período. Sempre tem que haver gestão de risco, gestão de uso, gestão de maneira geral do uso da suplementação. O risco calculado.”
E nesse contexto, mais uma vez o assunto pecuária x agricultura volta a ser tema da entrevista, o repórter Marco Ribeiro comenta sobre a diferença de investimentos entre as atividades. “A grande maioria dos pecuaristas nem sabe quanto é que ele investe. Quem não souber gerir os custos da fazenda, quem não souber fazer uma boa gestão, a probabilidade de sair da atividade em pouco tempo é muito grande”, comentou o engenheiro agrônomo.
Essa realidade pode ser mudada, caso o pecuarista se interesse em conhecer e adotar as tecnologias e pesquisas disponíveis para a aumentar a lucratividade da pecuária. Oliveira comenta que a atividade também necessita de gestão, que deve ser planejada para mudar os resultados da fazenda, confira três dicas:
1 – Saiba onde você está, se não souber consulte um especialista;
2 – Monte um planejamento e estabeleça metas;
3 – Faça acompanhamento do resultado final.
Confira a entrevista na íntegra e saiba mais sobre o período de recria.