GIRO DO TEMPO

Rajadas de vento acima de 100 km/h e risco de granizo: entenda que tempo é esse!

Meteorologista alerta para temporais, granizo e ventos fortes em áreas de pecuária no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país nos próximos dias. Assista ao vídeo

Rajadas de vento acima de 100 km/h e risco de granizo: entenda que tempo é esse!

Rajadas de vento acima de 100 km/h, pancadas fortes de chuva e risco de granizo estão no radar do agro nesta reta final de abril. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.

Segundo o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, as condições climáticas extremas devem atingir regiões de pecuária nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e parte de Rondônia nos próximos cinco dias.

Vento forte e risco de danos

As rajadas de vento podem ultrapassar os 100 km/h, especialmente no norte do Paraná e nas divisas entre os estados do Centro-Oeste e Sudeste.

Esse tipo de vento tem potencial destrutivo, podendo danificar estruturas, derrubar árvores e assustar os rebanhos. Além disso, há risco de granizo, o que pode impactar diretamente pastagens e instalações rurais.

Chuva intensa e volumes expressivos

De acordo com Müller, os acumulados de chuva nos próximos cinco dias podem passar dos 80 mm em regiões como Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Esses volumes são considerados altos e exigem atenção redobrada dos produtores que estão em manejo de pastagens, aplicações de defensivos ou atividades de colheita.

Outros estados com previsão de chuvas relevantes são Rondônia e Amazonas, onde a umidade segue persistente. Já no Matopiba, o tempo permanece mais firme, com exceção de algumas chuvas no Tocantins, que não devem ultrapassar 20 mm.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Frio chegando em Santa Catarina

Para quem está no interior de Santa Catarina, como o produtor de Campos Novos que participou da interatividade do programa, a previsão aponta para queda de temperatura a partir da primeira semana de maio, com mínimas abaixo de 10°C, mas sem risco de geada.

As máximas oscilam entre 19º e 20ºC e a umidade volta entre os dias 6 e 7, com chuvas agrícolas que podem atingir de 5 a 10 mm por dia, colaborando para a recuperação da umidade do solo.

Corte de chuvas a partir de maio

Arthur Müller também destacou que, a partir da próxima semana, as chuvas devem começar a cortar no Centro-Sul, marcando a transição para o período seco.

O alerta é importante para que os pecuaristas planejem o manejo das pastagens e o suplemento alimentar do rebanho antes da estiagem se instalar.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.