CRUZAMENTO TRIPLO

Touro Canchim em vaca F1 Nelore e Wagyu: cruza produz bons bezerros?

Confira as recomendações do zootecnista Alexandre Zadra, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi

Será que a cruza de touro Canchim em vaca F1 Nelore e Wagyu dá bons bezerros para a pecuária de corte? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta detalhada.

A dúvida veio do telespectador Edy Santos, do município de São José do Rio Preto (SP). A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 24.

Quem deu as recomendações foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, autor do blog “Crossbreeding” e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.

“Realmente, sobre matrizes mestiças Nelore e Wagyu, devem produzir bezerros e bezerras de alta qualidade para produzir carne”, diz Zadra.

O cruzamento com a raça Canchim renderá uma produção de bovinos com maior potencial de carcaça.

Marmoreio da carne bovina

Novilhas de cruzamento Nelore e Wagyu. Foto: Divulgação
Novilhas de cruzamento entre as raças Nelore e Wagyu. Foto: Divulgação

Agora se a opção foi elevar mais o marmoreio (a gordura entremeada) da carne dos animais, há outras boas opções de cruzamento.

Especialmente se for touros bimestiços que tiverem DEP para marmoreio. Entre as raças podem ser destacadas Brangus e Braford.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].