O telespectador Teófilo Mendes, de Curvelo-MG, tem uma vacada F1 Sindi x Nelore e agora quer inserir uma terceira raça para formar o tricross. Ele quer produzir bezerros precoces e pesados para vender na desmama. Além disso, o criador informou que sua criação é extensiva com suplementação na seca.
Foi o zootecnista Alexandre Zadra, supervisor comercial da Genex e autor do blog Crossbreeding, quem atendeu o telespectador. “Eu recomendo que você use raças tropicais, primeiramente, já que você cria extensivamente. Então você pode usar zebuíno, seja Nelore, Tabapuã, Brahman e Guzerá nessas suas fêmeas Sindi x Nelore. […] Você vai fazer animais pesados, com boa carcaça”, antecipou Zadra.
BIMESTIÇOS
Em seguida, Zadra lembrou que o criador também pode lançar mãos de touros de raças bimestiças. “Se você quiser aumentar um pouquinho o choque de sangue, aumentar a heterose com mais potencial de ganho de peso, eu recomendo que você use os bimestiços. Seja Canchim, Brangus, Braford ou Santa Gertrudis. O que você tiver dessas raças ⅝ por aí, elas vão cobrir bem em Curvelo-MG, fazendo uma fêmea muito boa, as filhas dessas zebuínas que você tem”, salientou.
“Você gerará animais que são quase 70% de sangue zebuíno. Serão muito rústicas as filhas do bimestiços sobre as suas fêmeas Sindi x Nelore. Serão muito boas como reprodutoras. E também fará bezerros pesados”, disse em síntese o especialista.
ADAPTADOS
Em conclusão, Zadra ofereceu ainda outra alternativa caso o pecuarista queira aumentar ainda mais o choque de sangue. “Se você quiser aumentar ainda mais a heterose, o choque de sangue, eu recomendo que você use raças adaptadas. […] Eu usaria Caracu ou Bonsmara. O Bonsmara vai muito bem nesse gado porque ele tem o mesmo metabolismo de um ⅝. Ele seria um animal que não é exatamente do trópico úmido, ele é do trópico seco. Ou seja, é como se fosse um ⅝, um animal que tem um pouquinho do frio, como os bimestiços que eu mencionei. Assim, o Bonsmara vai gerar choque de sangue 100% porque ele é taurino. Além de ele ser um pouquinho do frio, então vai ter uma complementaridade muito boa”, comentou.
ENVIE A SUA DÚVIDA
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Por fim, assista a resposta completa do especialista pelo vídeo abaixo:
Foto ilustrativa: Reprodução / Facebook