Que raça usar na cruza com vacas F1 Senepol no clima de Roraima?

Criador de Boa Vista quer conciliar habilidade materna, rusticidade, ganho de peso e rendimento de carcaça; veja as alternativas sugeridas por especialista

Uma das dúvidas do Giro do Boi Responde que foi ao ar dentro do programa desta segunda, dia 03, veio de um criador de Roraima. Rodrigo Suss, de Boa Vista, capital do estado, perguntou: “Em se tratando de Roraima como referência de clima e utilizando novilhas Nelore como base, tenho uma ideia de colocar o Senepol, inicialmente, e nas F1 colocar Braford ou Brangus. Seria o melhor caminho para conciliar habilidade materna, rusticidade e animais com peso e bom aproveitamento de carcaça?”.

Foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamento industrial, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia e autor do blog Crossbreeding que respondeu os questionamentos do criador.

Zadra explicou que por formar um animal 100% adaptado, 100% tropical, no caso a F1 Senepol x Nelore, o produtor pode usar um europeu para o tricross porque animais de sangue 50% tropicais e 50% de raças do frio, ou taurinos europeus, suportam o clima como o de Roraima.

O que o criador pode esperar do cruzamento do Senepol com Nelore?

“Quando você fala em utilizar Senepol sobre as suas Nelore, você estará produzindo um animal 100% tropical. A primeira opção nesse sentido, para uso sobre essa F1 Senepol x Nelore, é um europeu, porque quando a gente pensa que Senepol é tropical e Nelore é tropical, e sabemos que os animais no Centro-Norte do País, no trópico, têm que ser no máximo meio-sangue de raças do frio, de raças taurinas europeias, você tem a chance de usar sobre essa taurina adaptada Senepol x Nelore um europeu sem problema nenhum”, explicou.

“Logicamente que a gente depende do Senepol que você usou. Se for um Senepol com gene para pelo zero, e o filho de Senepol x Nelore for realmente 100% tropical, tudo bem. Caso contrário, caso o Senepol não seja pelo zero, você vai ter um pouquinho de pelo caso use europeu nessa meio-sangue Senepol x Nelore”, ponderou.

Zadra indicou o que o produtor teve fazer em caso de não saber a origem do Senepol que vai usar para criar as F1. “Se você comprou touros ou sêmen Senepol sobre o quais você não sabe a origem, então use Brangus ou Braford. Caso contrário, se você sabe que o Senepol é pelo zero, nessa meio-sangue Senepol x Nelore você pode usar Angus ou Hereford. Você vai fazer um excelente cruzamento”, projetou.

“Agora você pode ainda complementar ainda mais essa Senepol x Nelore usando, por exemplo, um Black Simental, ou Charolês, se for para cruzamento terminal. Você vai fazer animais que se complementam mais porque você estará usando europeus de grande porte sobre uma meio-sangue com biotipo britânico, essa meio-sangue Senepol x Nelore”, ofereceu o zootecnista como alternativa.

+ O Senepol vai bem na cruza com o Nelore no sertão nordestino?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

No vídeo a seguir é possível acompanhar a resposta completa de Alexandre Zadra: