Qual touro vai bem com vacas meio-sangue Red Brahman e Simental?

Confira as indicações de cruzamento industrial do zootecnista Alexandre Zadra para uma produção de bovinos de corte na Colômbia

Qual touro vai bem com vacas meio-sangue (F1) Red Brahman e Simental? A dúvida veio de um pecuarista e telespectador do Giro do Boi na Colômbia.

Alexander Vasquez busca indicações para produção de bovinos de corte em seu país. Ele ainda disse que tem animais das raças Red Brangus e Canchim.

A dúvida foi esclarecida no quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 13. Quem respondeu foi o zootecnista Alexandre Zadra. Ele é especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos e autor do blog “Crossbreeding”.

“Quando pensamos em heterose com adaptabilidade, podemos utilizar um taurino adaptado”, diz Zadra.

Por isso, a primeira opção é touro Bonsmara sobre essas fêmeas. O cruzamento dessas fêmeas F1 Red Brahman e Simental com touro dessa raça fará filhos e filhas mais adaptados.

Opção de cruzamento de Brangus e Canchim

Entre os touros Red Brangus e Canchim, Zadra sugere, primeiramente, o uso de reprodutores Red Brangus. Pois se manteria a coloração vermelha dos animais.

 “Com o Canchim, também terá animais adaptados como as filhas do Red Brahman. Só que são maiores. Então se quiser fazer animais maiores e mais pesados então o Canchim seria a primeira opção”, diz Zadra.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].