CRIA SOB DEMANDA

Qual raça pode garantir uma bezerrada bem valorizada no RS?

Confira a resposta detalhada com o zootecnista Alexandre Zadra, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi

Qual raça de bovinos pode garantir uma bezerrada bem valorizada no Rio Grande do Sul? Assista ao vídeo abaixo e confira a resposta na íntegra.

A dúvida veio do telespectador e pecuarista Geremias Rodrigues Guerra, do município de Monte Alegre dos Campos (RS). A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 23.

O produtor escreveu para o Giro do Boi e disse que possui vacas de vários cruzamentos como Devon, Angus, Braford, Hereford e Charolês.

Guerra quer saber qual delas pode preconizar uma melhor qualidade da sua bezerrada.

Quem deu os esclarecimentos sobre esse tipo de cruzamento foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, autor do blog “Crossbreeding” e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.

Bezerrada mais pedida da região

Bovinos brangus em área de pasto. Foto: Bezier Filmes/Associação Brasileira de Brangus
Bovinos brangus em área de pasto. Foto: Bezier Filmes/Associação Brasileira de Brangus

O especialista alerta inicialmente qual o tipo de bezerro que mais é procurado na região, para que o criador aposte nesse tipo de produção.

“Há, por exemplo, a valorização de bezerros pretos, com influência de genética Angus, e também bezerros vermelhos”, diz Zadra.

Bovinos adaptados

Exemplar de touro Bonsmara. Foto: Divulgação
Exemplar de touro Bonsmara. Foto: Divulgação

Além da busca da pelagem mais demandada por recriadores de bovinos, o produtor deve se atentar a raças que sejam adaptadas.

Entre os bovinos adaptados que que podem ter um boa pelagem valorizada estão bovinos de raças como o Brangus e o Bonsmara.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].