Qual a melhor raça para cruzar com Nelore em SP: Angus ou Senepol?

Pecuarista de Pirapozinho perguntou qual a melhor escolha tanto para a F1 como para o tricross; para zootecnista, cada raça serve a um objetivo específico

Para uma fazenda em Pirapozinho, interior do estado de São Paulo, qual o melhor cruzamento? Seria Senepol x Nelore ou Angus x Nelore? E sobre a matriz F1, qual raça usar para o tricross?

As perguntas feitas pelo criador Flaiter Bonfim foram respondidas pelo zootecnista aniversariante desta quarta, 10/02, Alexandre Zadra, que é especialista em cruzamentos há mais de 30 anos, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

“Quando nós pensamos em monta natural para o Brasil tropical, nós preferimos raças adaptadas, como é, por exemplo, o Senepol, Caracu ou Bonsmara e mesmo os bimestiços. No caso, sua pergunta é se seria melhor Senepol x Nelore ou Angus x Nelore. Então, para o caso de monta natural, recomendamos o Senepol. Para a inseminação, recomendamos o Angus”, especificou.

Na sequência, Zadra apresentou alternativas de raças para usar sobre as F1. “Sobre essas meio-sangue Senepol x Nelore, se você estiver fazendo monta natural, você pode continuar usando, por exemplo, um africano, como o Bonsmara, para gerar heterose novamente, ou um Caracu como touro de campo e mesmo os bimestiços. Um Canchim vai muito bem – eles se complementam pelo tamanho. Você usa um Canchim, que é formado com Charolês, um animal de grande porte, numa meio-sangue Senepol x Nelore, que é um biotipo menor, e você tem uma complementaridade muito grande e heterose. Também pode usar Brangus ou Braford sobre a F1 Senepol x Nelore.

“E se for sobre as meio-sangue Angus x Nelore, vai muito bem um Bonsmara ou mesmo um bimestiço, como o Canchim, que vai muito bem se você for fazer cruzamento terminal, para fazer animais muito pesados”, acrescentou.

Fêmeas F1 Senepol e F1 Angus: animal apresenta qualidades que se encaixam em diferentes sistemas de produção.

“A gente tem que deixar claro que todas as raças têm as suas qualidade e existem inúmeras opções para cada cruzamento”, acrescentou o especialista.

Leia também:

O que o criador pode esperar do cruzamento do Senepol com Nelore?