Uma pesquisa bem apurada e feita com cerca de 190 confinadores do Brasil, Bolívia e Paraguai revelou os segredos da melhor engorda intensiva de gado. Foram avaliados 1,9 milhão de cabeças. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes dessa pesquisa.
O estudo foi o Benchmarking de Confinamento Probeef desenvolvido pela Nutron Cargill. Quem detalhou a pesquisa foi o zootecnista Luciano Morgan, consultor nacional de Bovinos de Corte Cargill.
Ele fez questão de ir ao estúdio do Giro do Boi para detalhar a evolução da pesquisa feita pela companhia.
“Já estamos acompanhando a evolução do confinamento desde 2016. O estudo está em sua 7ª edição e está relacionado ao ano de 2022”, diz Morgan.
A iniciativa traz informações, insights e análises direcionados aos produtores que desejam obter os melhores resultados zootécnicos e econômicos do mercado.
Os segredos dos melhores confinadores de gado
Entre os segredos para de uma terminação mais eficiente de bovinos de corte estão altos índices de:
- Energia líquida de ganho (ELg);
- Área média por boi nas águas por metro quadrado;
- Tecnologias de automação nos confinamentos;
- Leitura noturna de cocho;
- Manejo de cocho limpo.
Base de dados superior nos confinamentos em 2022
O crescimento da base de dados do Benchmarking de Confinamento Probeef foi um dos grandes destaques. Em 2021, o número foi de 1.110.057 bovinos. Em 2022, o número passou para 1.921.820 cabeças avaliadas.
“O crescimento foi expressivo de 70%, o que melhora a avaliação dos dados de confinamento”, diz Morgan.
O estudo trouxe, mais uma vez, um raio-x único do setor, contemplando indicadores como peso de entrada, ganho de peso diário, peso de carcaça e eficiência biológica.
Evolução das pesquisas entre os confinamentos
Desde 2016 foram analisadas mais de 4,73 milhões de cabeças de gado e 43 mil lotes, que resultaram em mais de 887 milhões de quilos de carne vendidos.
A edição 2022 contou com a participação de cerca de 190 clientes, superando 5,6 milhões de toneladas de dieta que contribuíram para a produção de 36 milhões de arrobas.
A estimativa do levantamento da Cargill é que 53 milhões de pessoas foram alimentadas com a soma destes rebanhos.
Resultados do confinamento em 2022
O ganho de peso diário e ganho diário de carcaça pelo Benchmarking de Confinamento Probeef foi de 1,547 quilo de ganho de peso e 1,050 quilo de ganho de carcaça.
Já a eficiência biológica e conversão alimentar alcançaram 149,9 kg/MS@ e 6,78 kg/kg, respectivamente.
“O confinamento é uma excelente estratégia dentro ou fora da fazenda e tem sido fundamental para encurtar o ciclo de produção”, diz Morgan.
Quer saber os detalhes dos números da 7ª edição do Benchmarking de Confinamento Probeef, clique aqui, e baixe a publicação. Saiba como participar da pesquisa pelo site https://probeef.com.br/.