Com participação massiva de pecuaristas interessados em cruzamento industrial para gado de corte, os vídeos semanais do zootecnista Alexandre Zadra para o seu quadro no Giro do Boi – Zadra Responde – não foram o suficiente para responder todas as dúvidas.
Por isso o especialista, que é autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, concedeu entrevista ao programa desta segunda, 25, para responder 17 perguntas de telespectadores.
+ Confira aqui todas as edições do quadro Zadra Responde
Veja abaixo os temas tratados na sequência em que foram respondidos:
– Qual é a melhor raça para produzir bezerros para recriar no clima tropical úmido a partir de choque de sangue com a base Nelore. (Jean dos Santos Isidoro, de Novo Repartimento-PA)
– Como fazer cruzamento de vacas Nelore com Angus de olho na terminação dos filhos em confinamento. (Rodolfo de Carvalho, da Fazenda Grão Pará, de Goianésia do Pará-PA)
– Considerações sobre o cruzamento do Senepol com Nelore. (Vilson Fritzen, de Nova Bandeirantes-MT, e Érico Batista, de Caconde-SP)
– Melhor cruzamento para fêmeas mestiças Nelore x Red Angus, considerações sobre touros Limousin, Piemontês ou Chianina para produção de F1 e a importância do Promebo. (Ariosto Oliveira, médico veterinário de Criciúma-SC)
– Melhor opção de tricross para fêmeas F1 Bonsmara x Nelore. (Ciro Vieira, da Fazenda Poço Dantas, de Poção de Pedras-MA)
– Opinião sobre inseminação de vacas leiteiras Jersey com Nelore para produzir carne com as crias. (Marcos Antônio Pereira, de Pirapora-MG)
– Cruzamento de touros Guzerá com novilhas Girolando. (Josimar Almeida, região de Belo Monte, em Tapauá-AM)
– Melhor touro para fazer bezerros precoces no cruzamento com vacas de leite Girolando F1. (William Inacio, de Aimorés-MG)
– Produção de carne de qualidade com Braford a partir da base Nelore. (Cláudio Junqueira, com propriedade na Zona da Mata Mineira)
– Os filhos da cruza Simbrasil (meio-sangue Nelore ou Tabapuã x Simental) com Simental (100% sangue europeu) têm precocidade e bom potencial de ganho de peso? (Leonardo Borges, de Bom Jesus do Itabapoana-RJ)
– Indicações de uso da raça Montana e o que esperar de resultado para uma fazenda em Goiás onde a engorda é feita em confinamento. (Renato, de Belo Horizonte-MG)
– Melhor cruzamento para novilhas meio-sangue Brangus x Nelore e Brahman x Nelore. (Cicero Leite Cavalcante, de Campinas-SP)
– “Touro Senepol consegue cobrir as vacas Nelore a partir de quanto tempo em média? O meu boi sobe, mas não dá altura”. (Bruno Nazareno, de Rio Doce-MG)
– Opinião sobre o cruzamento de Braford em fêmeas F1 adaptadas, como Senepol, ou tropicais, como Nelore, para terminação a pasto. (Marcelo de Almeida Carvalho, de Açucena-MG)
– Possibilidade de colocar bezerros meio-sangue Angus x Nelore no confinamento logo após a desmama. (Carlos Henrique Dias de Castro, de Carmo de Minas-MG)
– O que esperar do cruzamento de tourinhos Senepol com novilhas com 25% Nelore x 25% Angus x 50% Holandês, tanto das fêmeas para reprodução e machos para abate. (Marcos Fonseca, com propriedade rural em Itaberaí-GO)
As respostas completas seguem no vídeo abaixo:
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
+ Baixe aqui o Manual de cruzamento e seus biotipos, de Alexandre Zadra
+ Baixe a palestra “Cruzamento para produção de carne de qualidade”, por Alexandre Zadra
+ Assista aqui o Webinar Giro do Boi – Genética, Cruzamentos e Carne de Qualidade
+ Webinários Giro do Boi: assista as transmissões e baixe as palestras