Um pecuarista fez bonito ao abater lotes de novilhas Nelore e Angus com até 20,5 arrobas de peso de carcaça no interior de Mato Grosso. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.
O gado foi destaque no quadro Giro pelo Brasil desta quinta-feira, 19. A produção veio do pecuarista Claides Lazaretti Masutti, titular da fazenda Saudades, no município de Campos de Júlio (MT).
“O produtor está mostrando muita qualidade no abate numa produção baseada em genética, nutrição e sanidade”, diz o zootecnista e originador Artur Macedo, da unidade da Friboi de Diamantino (MT).
As novilhas de cruzamento industrial com genética Angus foram classificadas pelo Protocolo 1953, que premia pecuarista por bovinos de qualidade de carne.
O abate foi 200 novilhas com peso médio de 20,5 arrobas (309 quilos). Os animais tinham até dois dentes.
Já o lote de novilhas Nelore foi de 299 animais. O peso médio das carcaças foi de 19,5 arrobas (293 quilos).
Pecuarista baiano abate bovinos jovens de 21@
Outro lote de bovinos que mereceu destaque no quadro Giro pelo Brasil foi de um gado de um pecuarista da Bahia. O lote de animais jovens ultrapassou a média de 21 arrobas de peso.
A produção foi do pecuarista Marcelo Ferraz Nascimento, titular da fazenda V de Vitória, no município de Itapebi (BA).
Quem apresentou o gado foi o zootecnista e originador Lucas Nascimento de Oliveira, da unidade da Friboi de Itapetinga (BA).
A média de peso dos lotes de até quatro dentes foi de e 21 arrobas. O pecuarista abate bovinos uma vez no ano, em janeiro, cerca de 1,5 mil bovinos. Até o momento já foram abatidos 638 bois.