Marcelo Silva, criador de Nelore no Maranhão, ficou preocupado ao ver que a bezerrada de sua fazenda estava nascendo com uma pelagem avermelhada. Confira no vídeo abaixo e saiba o que pode estar acontecendo.
A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 29.
Quem respondeu às dúvidas do produtor foi o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).
O produtor enviou fotos dos animais para o programa Giro do Boi, que consultou Abreu especialista para explicar o fenômeno.
Segundo o zootecnista Ricardo de Abreu, da ABCZ, a ocorrência de bezerros Nelore com pelagem vermelha é comum em rebanhos comerciais, que não são submetidos a um rigoroso controle genético.
“As fêmeas da fazenda do Marcelo são aneloradas, o que indica que são Nelore, mas com alguma presença de genes de outras raças. Isso pode acontecer por causa de cruzamentos anteriores, ou mesmo por conta de uma mutação genética.”
Ricardo de Abreu
Seleção mais criteriosa das fêmeas para o padrão Nelore
O especialista recomenda que o produtor selecione as fêmeas mais próximas do padrão racial do Nelore para reprodução.
Além disso, ele sugere o uso de touros Nelore PO, que são registrados pela ABCZ e possuem informações genéticas confiáveis.
“Os touros PO são uma excelente opção para melhorar a qualidade do rebanho. Eles transmitem aos seus descendentes genes que conferem maior produtividade, resistência às doenças e melhor conformação.”
Ricardo de Abreu
O criador deve ficar atento também à idade dos bezerros. A pelagem vermelha tende a escurecer com o tempo, podendo ficar cinza ou até mesmo preta.
Com o uso de técnicas de melhoramento genético, é possível reduzir a ocorrência de bezerros Nelore com pelagem vermelha. O objetivo é obter um rebanho mais homogêneo, com animais que se apresentem de acordo com o padrão racial da raça.
Tem dúvidas também? Mande sua pergunta
Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.
Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].