MORFOLOGIA DO ZEBU

Nelore: quais são os principais dados zootécnicos da raça no País?

Confira as dicas do zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)

A genética Nelore forma grande parte do rebanho brasileiro de 224,6 milhões de cabeças. Um especialista enumerou os principais dados zootécnicos da raça. Assista ao vídeo abaixo e confira os detalhes.

A dúvida veio da telespectadora Daniela Macedo, que mora no Paraná e é estudante de medicina veterinária. A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta segunda-feira, 3.

Ele escreveu para o Giro do Boi e gostaria de saber os dados sobre produção, peso e idade para abate. No caso das fêmeas, qual seria a idade reprodutiva, quantas crias uma matriz da raça pode ter e qual o melhor sistema de produção?

Quem respondeu a estudante foi o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Entre os dados do Programa de Zebu Carne de Qualidade a média de abate de animais é de 21 meses, com média de 22 arrobas e com média de 58% de rendimento de carcaça. Sobre as fêmeas, o ideal é elas parirem aos 30 meses, dando mais três crias.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].