Nelore pintado ou tradicional: qual o melhor para investir?

Confira as dicas do zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)

Entre touros e fêmeas Nelore pintado e Nelore tradicional, de pelagem branca, qual a melhor opção para se investir?

 

A dúvida veio do pecuarista Valdinei Lúcio Borges, do município de Diamantina (MG). Ele escreveu ao Giro do Boi e diz estar em dúvidas em qual tipo de animal investir.

Ele diz também que tem medo de comprar animais Nelore pintado e se arrepender depois. Quem esclareceu as dúvidas do produtor foi o zootecnista Ricardo de Abreu.

Abreu é gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Touro Puro de Origem ou touro ceip
Exemplar de touro Nelore. Foto: Divulgação

Segundo o especialista, dois aspectos devem ser levados em conta seja para investir em bovinos Nelore pintado e o Nelore tradicional:

“O Nelore pintado, com variedade dessa pelagem de branco com preto e branco com vermelho, tem uma demanda crescente no seu aspecto visual. Tanto é que a gente observa animais machos e fêmeas sendo muito valorizados em diferentes leilões”, diz Abreu.

Base de dados do Nelore tradicional versus Nelore pintado

Exemplar de touro Nelore pintado. Foto: Divulgação/Semex
Exemplar de touro Nelore pintado. Foto: Divulgação/Semex

No entanto, apesar de ter animais registrados, a base de animais avaliados e com o RGD ainda é maior em bovinos Nelore tradicionais.

“Mas você pode atender o seu gosto de ter o Nelore pintado se tiver essas referências para que você esteja mais assertivo na sua escolha”, diz Abreu.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro Giro do Boi Responde no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Links de referência:

https://www.abcz.org.br/