REPRODUÇÃO

É viável fazer IATF com poucas novilhas na fazenda?

Confira a resposta do zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)

É viável se estabelecer um protocolo de inseminação artificial por tempo fixo (IATF) na fazenda mesmo com poucas novilhas no rebanho? Assista ao vídeo abaixo e saiba mais.

A dúvida veio do telespectador e pecuarista Hugo Delion, do município de Crato (CE). A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 24.

Ele escreveu para o Giro do Boi e disse que possui uma pequena criação de gado nelore, e está pensando em fazer ciclo completo.

Ele quer saber inclusive a partir de quantas matrizes se compensa fazer esse sistema de reprodução.

Quem respondeu a dúvida do produtor foi o zootecnista Ricardo de Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Para o especialista, independente dos números de animais, o protocolo de IATF pode ser viável sim. Basta procurar um especialista técnico para estabelecer e definir a IATF na fazenda. Confira as dicas detalhadas do especialista no vídeo acima.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre qualquer dúvida que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].