Será que é verdade que as bezerras que nascem do cruzamento Tabapuã com Nelore ficam com o teto grosso após a terceira cria? Quem enviou a pergunta ao Giro do Boi foi o telespectador Samir Elias Geha, de Novo Itacolomi-PR.
Quem tirou a dúvida foi o zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. A princípio, o especialista disse que a característica não é uma regra para o cruzamento Tabapuã com Nelore.
De acordo com Abreu, os técnicos de campo da ABCZ acompanham os cruzamentos para a formação do Tabanel, justamente o resultado do Tabapuã com Nelore.
CRUZAMENTO TABAPUÃ COM NELORE
Nesse sentido, Abreu justificou as qualidades do cruzamento industrial entre zebuínos. “E por que fazem esse cruzamento? Porque a heterose, que é a complementaridade entre as raças, é de graça. Você tem um vigor híbrido, tecnicamente falando. Você tem ganhos de produtividade e características econômicas importantes”, disse em resumo.
Logo depois, o zootecnista lembrou que não necessariamente as fêmeas mais longevas, de terceira cria, vão ficar com o teto grosso. “Não necessariamente depois da terceira cria elas vão ter as tetas mais grossas, dificultando que o bezerro venha a mamar”, confirmou.
FERRAMENTAS PARA ACERTA NA CRUZA TABAPUÃ COM NELORE
Contudo, Abreu lembrou da importância de usar as ferramentas que a ABCZ disponibiliza para acerta no cruzamento. “Assim, é importante utilizar a tecnologia da ABCZ de ponta a ponta. Tanto na escolha dos touros para você utilizar quanto os nossos serviços. Por exemplo, as feiras do Pró-Genética. […] E também utilizar a prática e a experiência do nosso técnico de campo para fazer o acasalamento dirigido a essa propriedade”, ilustrou.
Conforme apontou Abreu, o técnico de campo da ABCZ pode fazer a leitura das características do plantel e apontar os melhores indivíduos para o cruzamento. Isto é, partindo da avaliação das fêmeas Nelore e suas características visuais de morfologia. “Esse é o pacote completo aqui da ABCZ com o PMGZ, que é o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos”, ressaltou.
ENVIE A SUA DÚVIDA
Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre zebuínos. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Por fim, assista a resposta completa do especialista pelo vídeo a seguir:
Foto ilustrativa: Reprodução / Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã
Leia também:
+ Saiba como tratar vaca com verruga no teto e prevenir novos casos