Devo escolher Caracu ou Simental para cruzar com vacas Nelore e vender bezerros?

Produtor quer saber ainda se produzir o Tabanel (touro Tabapuã em vaca Nelore) também serve para seu objetivo de vender bezerros e criar fêmeas de reposição

O telespectador Marcos Figueiredo enviou sua dúvida sobre cruzamento industrial ao Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta terça, dia 25. Ele quer saber qual o melhor cruzamento entre Caracu e Simental para fazer com vacas Nelore para vender bezerros machos F1 e aproveitar as fêmeas como matrizes.

O zootecnista Alexandre Zadra, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, autor do blog Crossbreeding, disse que esta escolha entre Caracu e Simental depende do sistema de reprodução escolhido pelo produtor.

“Quando a gente fala de touro de campo, se você estiver no Centro-Norte do País, o Caracu trabalha melhor do que o Simental. Para usar o touro Simental, você precisa de mais capricho, precisaria de áreas sombreadas, de comida. Mas se você pensar em inseminação, aí a gente muda um pouco o rumo. Nós podemos e devemos utilizar uma raça que tem maior metabolismo, como o Simental. Então você use como sêmen o Simental, se você estiver no Centro-Norte do País, com calor e umidade, que você fará uma fêmea espetacular, essa fêmea meio-sangue Simental x Zebu”, apontou Zadra.

+ Vale a pena cruzar touro Caracu com vaca Nelore?

O zootecnista indicou também que raça usar sobre as eventuais F1 Simental x Nelore. “Que raça usar sobre essa fêmea F1? Você pode usar os africanos, os adaptados, como a gente chama, ou mesmo o Caracu vai muito bem nessa fêmea F1. Mas o Senepol faz um trabalho muito bom nessa fêmea F1 Simental x Nelore porque como o Senepol é um animal com biotipo britânico e quando você joga ele sobre a fêmea F1 continental, que seria Simental x Nelore, você tem um equilíbrio muito bom e as raças se complementam. Você vai fazer um tricross de altíssima qualidade, com bom tamanho de carcaça e uma fêmea ainda muito boa”, recomendou.

“Você tem outras opções. O Bonsmara vai muito bem também, ou mesmo os bimestiços. Se você tiver capricho e bons pastos, bem divididos, sombreados, você pode usar o bimestiço sobre essa fêmea F1 Simental. Bimestiços de menor tamanho, como o Braford e o Brangus, vão melhor, se complementam melhor. Mas você também pode usar o Canchim e o Santa Gertrudis que vão bem também e você vai fazer animais de grande porte muito musculosos”, ponderou.

Que raças posso cruzar com minhas vacas F1 Simental x Nelore?

+ Vou acertar cruzando minhas meio-sangue Simental x Nelore com touro Caracu?

O zootecnista esclareceu uma segunda dúvida do telespectador, que quer saber se o Tabanel, touro Tabapuã em vaca Nelore, pode ser usado com o mesmo propósito de vender os bezerros machos e manter as novilhas para reposição de matrizes.

“Quando você pergunta sobre Tabapuã x Nelore, essa fêmea Tabanel vai ser muito boa, e aí você usa um europeu em cima. Você pode usar novamente um Simental sobre essa Tabanel ou mesmo os britânicos, no caso o Angus ou Hereford, que você fará uma fêmea meio-sangue (Europeu x Zebu) de ótima qualidade, podendo ser aproveitada no rebanho”, concluiu.

+ Vou obter bons resultados cruzando o Tabapuã com Nelore?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja as recomendações do especialista em cruzamentos pelo vídeo abaixo:

Imagens: Reprodução ABC Caracu / ABCRSS