ACNB

Circuito Nelore promete mais etapas e novos Estados e Países participantes em 2023

Confira a entrevista com o médico cardiologista e criador Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)

O Circuito Nelore de Qualidade promete mais etapas e deve estar presente em novos Estados do Brasil e se estender a novos países participantes em 2023. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

Quem fez um balanço da raça bovina, considerada a mãe da pecuária brasileira, foi o médico cardiologista e criador Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

“Este ano foram 27 etapas: 24 no Brasil e 3 em países da América do Sul, sendo duas na Bolívia e 1 etapa no Paraguai”, diz Nabih.

Ele foi o entrevistado no programa Giro do Boi desta terça-feira, 20, e falou sobre algumas novidades do Circuito Nelore de Qualidade.

Mais etapas da Copa do Nelore

Fazenda modelo em sustentabilidade é destaque na Copa do Nelore em MT
Bovinos Nelore abatidos em Mato Grosso. Foto: Divulgação

O Circuito Nelore de Qualidade teve início no ano de 1999 com abates técnicos e avaliações de carcaças da raça Nelore desenvolvido pela ACNB.

Em 2003, os abates técnicos passaram a ser organizados sob a forma de um Campeonato Nacional de Desempenho da Raça Nelore, passando a ser operacionalizado como um Circuito de Julgamentos de Carcaças.

“O Circuito passa a ser cada vez mais internacional. A expectativa é de fazer etapas no Equador e Colômbia, além de Bolívia e Paraguai”, diz Nabih.

No Brasil, também devem ser feitas mais etapas em Estados que não haviam etapas.

As surpresas do Circuito Nelore de 2022

ACNB revela os vencedores na 20ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade na Bahia
Destaque de bovinos na 20ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade na Bahia. Foto: Divulgação

Os grandes destaques que surpreenderam o dirigente da ACNB neste ano foi o desempenho da qualidade de abates na região Nordeste.

“Iniciamos etapas em Estados do Nordeste como Maranhão, Pernambuco e Bahia. Sentimos que o gado tinha a mesma pujança de áreas produtoras de Nelore do Centro-Oeste”, diz Nabih.

Desenvolvimento da raça Nelore pelo Brasil

Posso eliminar o touro de repasse se fizer 3 protocolos de IATF na fazenda?
Lote de touros Nelore a pasto. Foto: Divulgação

A raça Nelore é a base formadora de grande parte do rebanho bovino do Brasil de cerca de 224,6 milhões de cabeças.

A evolução da produção pecuária tem inclusive ajudado a melhorar cada vez mais a qualidade da carne de bovinos Nelore.

“A raça hoje consegue oferecer uma produção de bovinos compactos, roliços e com um acabamento de gordura fantástico. Imagina então a qualidade dessa carne ofertada ao consumidor”, diz Nabih.

Através de iniciativas como a do Circuito, a raça vem demonstrando ganho de peso, precocidade na terminação e acabamento de gordura nas carcaças.

O que representa um franco investimento do pecuarista em genética e tecnologia, mais próximo ele está do sucesso da sua atividade.