Choque de sangue com Senepol se populariza e garante mais ganhos à pecuária em Rondônia

História de sucesso com avanço genético é do Claudinei Aparecido do sítio Nossa Senhora de Fátima, no município de Nova Brasilândia d' Oeste (RO)

O Giro do Dia apresentado nesta segunda-feira, 18, mostra trouxe uma bela história que exemplifica o avanço da genética animal para a produção de carne bovina no País. O originador Matheus Roz, de Rolim de Moura (RO), trouxe o caso de sucesso do pecuarista Claudinei Aparecido do sítio Nossa Senhora de Fátima, no município de Nova Brasilândia d’ Oeste (RO).

Desde 2019, a partir de um planejamento de cruzamento do touro senepol com a vacada nelore da propriedade, o pecuarista conseguiu fechar o ciclo da fazenda, com cria, recria e terminação. 

O pecuarista Claudinei Aparecido (segundo da dir. para esq) e sua família aparecem com o touro senepol da propriedade. Foto: Divulgação

“Desde 2018, o pecuarista procurava um cruzamento que fosse continental ou europeu e que se desenvolvesse melhor na propriedade. Foi aí que ele identificou o senepol. Agora, ele passa a terminar sua própria produção”, diz Roz.

O senepol é uma raça taurina que foi adaptada no Caribe e que tem ganhado espaço no País por seus touros se adequarem ao clima quente brasileiro em programas de monta nas propriedades.

Trato de qualidade, gado de qualidade

O manejo nutricional do rebanho para a terminação foi desenvolvido pelo médico veterinário Igor Rovani, que indicou a administração de um produto farelado para um consumo diário de 1% de peso vivo ao longo do período de terminação, que foi de 90 a 100 dias.

Lote de novilhas F1 de cruzamento entre a vacada nelore e o touro senepol do sítio Nossa Senhora de Fátima. Foto: Divulgação

Segundo a avaliação de Roz, o lote de novilhas apresentado no Giro do Dia e que foi levado para o abate atingiu 13,5 arrobas e teve novilhas que alcançaram quase 16 arrobas além de ser animais de zero a dois dentes, com acabamentos de 2 milímetros para mais.

Confira a história do pecuarista no vídeo abaixo:

Mato Grosso do Sul

Lotes de animais confinados da Santa Otilia Agropecuária, em Jardim (MS), chegaram a uma média de 300 quilos (20 arrobas) com até dois dentes.

Confira no vídeo abaixo os detalhes do lote:

Mato Grosso

O Giro do Dia termina com a visita feita à fazenda Novo Tempo, do pecuarista Josemar Rodrigues Neves, no município de Comodoro (MT). Segundo o originador Wend Rocha da Silva, o produtor é um grande investidor em tecnologia de melhoramento genético na região.

Confira no vídeo abaixo os detalhes da visita: