GADO DE CARNE PREMIUM

Castração de bezerro no nascimento pode ser feita com qualquer raça?

Confira a resposta com o médico veterinário Ademir Ribeiro, um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi

A castração de bezerro ao nascimento é uma das técnicas que mais podem trazer benefícios à produção de bovinos de carne premium. Saiba se o procedimento pode ser feito em qualquer raça bovina. Um especialista deu a fórmula para se obter esse tipo de boi. Assista ao vídeo abaixo e confira.

A dúvida foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta quarta-feira, 19.

A questão veio do telespectador e pecuarista Paulo Leão, do Sítio Nova Era, no município de Ritápolis (MG).

Ele escreveu para o Giro do Boi e perguntou também se a castração de bezerros no nascimento não atrapalha o desenvolvimento da carcaça dos animais com genética da raça Angus.

Quem deu as respostas foi o médico veterinário e consultor agropecuário Ademir Ribeiro, um dos grandes embaixadores de conteúdos do Giro do Boi.

Ribeiro é ainda pecuarista, consultor e sócio da empresa Rural X, de Rondônia.

Segundo o especialista, seja qual raça de bovino for, a castração ao nascimento, na cura do umbigo é muito recomendada. E não há efeitos de desenvolvimento inclusive para bovinos da com genética taurina Angus.

Desenvolvimento acelerado do bezerros castrados

Técnica de castração de bezerro ao nascimento junto com a cura do umbigo. Foto: Reprodução
Técnica de castração de bezerro ao nascimento junto com a cura do umbigo. Foto: Reprodução

O único detalhe, destacado por Ribeiro, é que após as 12 arrobas de peso, os animais precisam passar obrigatoriamente por um sistema de engorda mais acelerado.

Isso deve ser feito em sistema de confinamento ou semiconfinamento, para ser abatido aos 20 meses de idade, preferencialmente, com um bom peso e com acabamento.

Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].