O Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta quinta, dia 22, atendeu o criador Antônio Maranhão, que tem propriedade no município de Campina Grande, na Paraíba.
Ele disse em sua mensagem endereçada ao programa: “Sou criador de Nelore e adquiri quatro reprodutoras e dois reprodutores Bonsmara. Estou cruzando o Bonsmara com o Nelore. Mas qual a melhor raça para o cruzamento com o Nelore: Bonsmara, Angus, Caracu, ou Senepol? Estou no Nordeste, mas o clima em minha região fica entre 19 e 28º C, pois estou lotado no Planalto da Borborema, a 600 metros de altitude e a 100 km do mar”, contextualizou o pecuarista.
O zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamento industrial e autor do blog Crossbreeding, que atua como supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, teceu suas considerações ao produtor paraibano.
“Aí em Campina Grande, mesmo o senhor estando em um local um pouco mais alto, faz calor. […] O verão tem um veranico que costuma ser forte e tem um inverno em que às vezes chove”, ponderou o especialista.
Zadra disse que as indicações de raça variam conforme a pretensão de uso pelo criador: monta natural ou inseminação artificial.
“Se o senhor está se referindo ao uso de touros, fazer cruzamento usando touro com 100% de heterose, o ideal é o senhor usar as raças taurinas adaptadas. Elas trabalham bem no campo, como o Senepol, Caracu ou Bonsmara. Eles seguem nesta linha”, aprovou Zadra.
+ O que o criador pode esperar do cruzamento do Senepol com Nelore?
+ Vale a pena cruzar touro Caracu com vaca Nelore?
“Se a gente for falar em inseminação, eu recomendo o uso do Angus. Além de oferecer a heterose máxima ao cruzamento, nós temos uma complementaridade maior porque o Angus é de maior metabolismo, o Nelore é de baixo metabolismo e eles vão fazer um meio sangue muito bom, adaptado, e com potencial de ganho de peso”, contrapôs.
+ Como devo cruzar o Angus na minha fazenda? Zadra responde!
Em todos os casos, Zadra disse que o pecuarista deve estar ciente de que, independente de fazer o cruzamento por monta natural ou inseminação com qualquer uma das raças citadas, os bezerros F1 serão mais exigentes em termos de nutrição – e vão desempenhar melhor também caso suas necessidades sejam atendidas.
“Todos esses animais F1, sejam eles taurinos adaptados como Caracu x Nelore, Bonsmara x Nelore ou Senepol x Nelore, eles vão comer mais do que o Nelore puro, eles têm mais apetite. O Angus x Nelore é da mesma forma, tem mais apetite do que o Zebu. Então precisa ter comida, porque eles comem e respondem”, sinalizou o especialista.
+ Como fazer cruza rotacional e terminal com gado britânico, continental e bimestiço?
+ Monta natural ou IATF? Aplicativo ajuda produtor a tomar a decisão certa
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Confira a resposta completa do zootecnista pelo vídeo a seguir:
Foto ilustrativa: Kadijah Suleiman / Reprodução Embrapa