CRUZAMENTO INDUSTRIAL

Boi gordo: confira as raças que podem dobrar o ponderal de peso do gado

Confira as recomendações do zootecnista Alexandre Zadra, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi

Confira as dicas para turbinar a genética do boi gordo. Assista ao vídeo abaixo e confira as raças que podem dobrar o ponderal de peso do gado.

A dúvida veio do telespectador Jadielson Pereira da Silva, do município de Varjão de Minas (MG). A questão foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 1.

Ele escreveu para o Giro do Boi e disse que fez um cruzamento de Angus em vacas leiteiras Pardo Suíço e Girolando.

Os bovinos, porém, estão ganhando em média uma arroba por mês. Ele quer mais, por isso perguntou quais as recomendações de cruzamento de raças para se conseguir um ponderal melhor dobrando este peso.

Quem deu as recomendações foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, autor do blog “Crossbreeding” e um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.

“O que acontece é que os animais da fazenda possuem uma genética ⅞ de sangue europeu, e isso, são animais mais exigentes”, diz Zadra.

Busca de cruzamentos de bovinos com potencial de carcaça

Exemplar de touro Canchin. Foto: Divulgação/ABCCAN
Exemplar de touro Canchin. Foto: Divulgação/ABCCAN

A dica para ganho no ponderal de peso para um bom boi gordo pode vir com cruzamentos de raças de maior porte do que o próprio Angus.

Entre as opções estão o Charolês e o Black Simental.

Além disso, o ideal é a busca de raças bovinas mais adaptadas como o Canchim e o Santa Gertrudis.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].