NÚMEROS DA RAÇA

Angus: produção de carne chega a 35,83 mil toneladas em 2022

Confira a entrevista com a mais nova presidente da Associação Brasileira de Angus, a pecuarista Mariana Franco Tellechea, 1ª mulher a comandar a entidade desde a fundação em 1963

Os criadores da raça Angus no País tem um importante número para comemorar. Os abates de bovinos produziram 35,83 mil toneladas de carne em 2022. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

Quem apresentou os resultados da raça taurina no País foi a mais nova presidente da Associação Brasileira de Angus (ABA), a pecuarista Mariana Franco Tellechea.

Ela é a primeira mulher a comandar a entidade desde a fundação da ABA em 1963.

“É uma responsabilidade muito grande estar à frente da Associação Brasileira de Angus, no entanto, o Angus já faz parte de minha vida”, diz Mariana.

A família Tellechea iniciou a criação de bovinos desta raça em 1942 e foi inclusive uma das famílias fundadoras da entidade, com sede na capital Porto Alegre (RS).

Números do Angus no País

Peão com bovinos da raça Angus em área de pastagem. Foto: Eduardo Marcanth/ABA
Peão com bovinos da raça Angus em área de pastagem. Foto: Eduardo Marcanth/ABA

Os bovinos abatidos pela ABA surpreenderam em 2022. A meta que era de 450 mil cabeças fechou o ano com 461,6 mil cabeças abatidas. 

“Também houve o número bastante expressivo em quilos de carcaça de 35,83 milhões de quilos e quase 17% melhor de rendimento de carcaça dentro do programa da carne angus”, diz Mariana.

O salto foi de exatos 16,74% na produção de carne monitorada pela entidade. O resultado de 2022 foi o maior produção no Programa Carne Angus em 19 anos do programa. O número em 2021 foi de 30,7 mil toneladas.

A raça comercializou quase dez milhões de doses de sêmen por ano no Brasil. É uma das raças taurinas que estão desempenhando um grande papel na evolução da qualidade da carne bovina nacional.

Virtudes dos bovinos Angus

Bovino da raça Angus em área de pastagem. Foto: Eduardo Rocha/ABA
Bovino da raça Angus em área de pastagem. Foto: Eduardo Rocha/ABA

É uma raça britânica, muito precoce, e que já se faz presente em todas as regiões.

No Brasil, a terminação dos machos quando cruzados com a mãe nelore, resulta num animal de carne premium.

A fêmea é muito precoce em todos os sentidos, fértil, possui ótima habilidade materna, e pode até deixar o bezerro extra na fazenda, e ainda assim se enquadrar em protocolos de carne de qualidade como é o caso do 1953.

Metas da nova presidente do Angus

Corte de carne Angus. Foto: Divulgação
Corte de carne Angus. Foto: Divulgação

Entre as metas da nova presidente da entidade está a continuidade ao estímulo à certificação de propriedades dentro do protocolo Angus Sustentabilidade.

A iniciativa inclui, além de questões ambientais, um checklist de regras ligadas a leis trabalhistas e ao bem-estar animal e das comunidades.

A linha de fomento à sustentabilidade, contará com a Prova de Eficiência Alimentar 2023, com a ajuda de uma pesquisa realizada pela Embrapa Pecuária Sul e o Teste de Mensuração de Gás Metano.