Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em parceria com a Embrapa já conseguiu avaliar genomicamente cerca de 260 mil zebuínos. Assista ao vídeo abaixo e saiba como participar.
Trata-se de uma das maiores avaliações de genética entre as raças bovinas em todo o mundo, segundo o zootecnista e pós-doutor em genética bovina Henrique Ventura.
Ele é superintendente adjunto de melhoramento genético da ABCZ. O especialista lidera a equipe de pesquisa e desenvolvimento da entidade que já avaliou 16 milhões de bovinos. Dentro deste grupo, 260 mil possuem a avaliação genômica.
Avaliação Genética de Zebuínos
A ideia é que sejam cerca de 30 mil genotipagens de raças zebuínas nessa próxima leva de avaliação de animais.
Os criadores interessados em incluir os resultados da genotipagem de seus animais nas Avaliações Genéticas do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos PMGZ Corte 2023/2.
Para que os pecuarista já tenham acesso às avaliações no mês de abril, antes da 88ª ExpoZebu, é preciso enviar as amostras biológicas à sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba (MG), até o próximo dia 24 de janeiro, terça-feira.
Vantagens de participar no programa da ABCZ
Além de garantir aumento de produtividade, gado de genética superior vai mais cedo para o abate e faz o giro do fazendeiro ser muito mais rápido, contribuindo inclusive com a descarbonização da pecuária.
Uma das grandes ferramentas usadas pelos selecionadores para esta aceleração no progresso genético do rebanho brasileiro tem sido a genômica.
“Trata-se de uma ferramenta validada, consolidada e certificada. Ela está fazendo diferença para a tomada de decisão do pecuarista”, diz
É através dessa avaliação que o pecuarista passa a conhecer melhor as qualidades de seu rebanho, especialmente o seu gado jovem.
Entre as informações estão de peso de carcaça, índices reprodutivos e qualidade de carne
“Essa ferramenta veio para complementar as informações e consigo avaliar animais jovens como se eles já tivessem filhos”, diz
Como participar do programa de avaliação?
O criador deve colher o material biológico (pelos da vassoura da cauda) individualmente, da mesma forma que se colhem para testes de parentesco.
O material biológico deve ser colocado em um envelope de papel e indicado com a identificação do animal (série única + RGN) e o nome do proprietário. O envelope deve ser lacrado e enviado para a ABCZ.
A consulta das avaliações genéticas de todos os indivíduos de seu rebanho por meio do Sistema Integrado de Avaliação Genética, o SIAG, incluindo touros, matrizes e animais jovens.
Também é possível acessar as tendências genéticas para fazer o diagnóstico do rebanho em todas as características avaliadas, acasalamentos dirigidos e o módulo avançado.