A ração para vacas leiteiras é um dos itens importantes para garantir uma boa produção de leite, aliada a sanidade, manejo e uma boa genética. Assista ao vídeo abaixo e saiba os ingredientes que não podem faltar na sua composição da ração.
A dúvida veio do telespectador e pecuarista Denis Santos, do município de Andrelândia (MG). O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta terça-feira, 28.
Ele escreveu para o Giro do Boi e disse que tem um rebanho de 25 vacas em lactação com duas ordenhas diárias.
Por estar começando agora na atividade, quer dicas de uma ração a base de soja, fubá, polpa cítrica e núcleo mineral.
Quem deu a recomendação ao produtor foi o zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.
Conheça os índices das vacas antes de partir para a ração
Antes de partir para uma receita ou formulação de uma ração, o especialista indica o produtor conhecer melhor o rebanho de vacas.
“É preciso entender quantos quilos o seu animal pesa, qual a produção de leite do seu animal, qual estágio de lactação está o seu animal”, diz Marquez.
Todas essas informações vão ajudar o pecuarista a elaborar a melhor dieta para o gado e se o concentrado utilizado está adequado.
“Cada vaca tem uma demanda diferenciada de NTD, de energia. Cada vaca tem uma diferença esperada de proteína metabolizável no rúmen”, diz
Balanceamento da dieta
A avaliação da dieta feita à base de soja, fubá, polpa cítrica e núcleo mineral daria em torno de 17,5% de proteína bruta.
No entanto, para a produção de leite, a vaca precisa de proteína e energia. É uma ração para gado mediano de produção leiteira, segundo Marquez.
“É um gado que vai tirar em média 13 quilos de leite por dia, por exemplo. Essa é uma mistura mais energética do que proteica”, diz Marquez.
Tem dúvidas? Mande sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo na produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda.
Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].