Quero transformar meu gado mestiço para corte em Nelore. Por onde começar?

Criador do interior de Goiás pediu ajuda para agregar valor ao seu rebanho pela transformação do gado mestiço para corte em Nelore; veja dicas do especialista da ABCZ

O Giro do Boi Responde desta segunda, 14, atendeu o criador Werlisglon Calacio, de Cocalzinho-GO. Conforme disse em sua mensagem, ele disse que cria gado mestiço para corte em seus 40 alqueires e quer se especializar na criação de Nelore. Agora, ele quer ajuda para saber por onde começar e quais seriam eventuais custos.

Quem ajudou Werlisglon foi o zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Segundo o especialista, o criador vai agregar valor ao seu rebanho transformando o gado mestiço para corte em Nelore. “Porque se o gado não tem lastro, se é um gado mestiço, e aí você disponibiliza todo o manejo nutricional, sanitário e gestão, você tem […] condições de utilizar um animal de genética superior”, justificou.

PRIMEIROS PASSOS

Para transformar o rebanho de gado mestiço para corte em Nelore, o zootecnista revelou que o pecuarista deve buscar animais com registro e avaliação genética. “Assim, com certeza você vai agregar valor dentro da sua gestão do seu negócio”, sustentou.

O investimento, conforme apontou Abreu, é relativo, pois varia regionalmente. O especialista orientou o pecuarista a buscar os escritórios regionais da ABCZ, onde receberá o suporte técnico e administrativo para a criação de um rebanho Nelore PO.

Depois disso, o pecuarista vai começar a fazer a aquisição de animais, como matrizes PO. “Nós temos vários leilões conduzidos por grandes parceiros de Goiás, diretamente pelas lentes do Canal Rural”, disse, por exemplo, o gerente de fomento da ABCZ.

Nesse sentido, Abreu disse que o escritório mais próximo ao pecuarista, que pode lhe ajudar com o objetivo de transformar o gado mestiço para corte em rebanho Nelore, está em Goiânia. “Você se associando, com certeza, o nosso técnico de campo do escritório técnico regional de Goiânia vai dar esse suporte técnico e comercial. Então agregue valor na sua produção investindo e criando Zebu PO. No seu caso, no caso do Nelore PO”, disse em conclusão.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre zebuínos. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista a resposta completa do especialista pelo vídeo abaixo: