Nos arredores de Campos Gerais, estado mineiro, não para de chover e o telespectador Fernando Magela contou que o milho já está passando do ponto de corte para fazer silagem. Será que tem alguma medida que pode ser tomada para corrigir a situação e aproveitar o grão como insumo da pecuária?
Foi este o cenário que esclareceu o zootecnista Tiago Felipini, especialista em nutrição e consultor da Alcance Planejamento Rural, no quadro Giro do Boi Responde desta terça, 29.
De acordo com o especialista, o produtor deve ensilar o milho mesmo debaixo de chuva. O ideal é contratar mais mão de obra e máquinas para acelerar o processo e fazer tudo, se possível, em um só dia para não haver problema de fermentação. Caso o milho passe do ponto, a perda de qualidade torna-se um prejuízo muito maior ao produtor do que as eventuais dificuldades da operação sob chuva, como formação de lama e outros problemas.
O zootecnista disse ainda que caso o produtor use silagem de milho com frequência, ele pode pensar em um investimento para cobrir o silo, cobrir a trincheira, para poder produzir silagem ao longo de todo o ano sem problemas com as chuvas.
Por último, Felipini indicou o uso do inoculante para silagem de milho e na dosagem certa, recomendada pelo fabricante.
Confira as dicas do especialista pelo vídeo a seguir: